Por: Revista Saber Viver Mais

O cultivo de banana pelo Homem teve início no sudeste da Ásia, segundo historiadores é uma das culturas mais antigas do mundo.

No Brasil são produzidas aproximadamente sete milhões de toneladas por ano, segundo dados é a segunda fruta mais consumida no país, tendo média o consumo de 35kg por habitantes/ano.

Banana e o consumo diário

O consumo de duas bananas por dia podem trazer inúmeros benefícios, pois é rica em carboidratos, que são responsáveis pela função energética, fornecendo glicose às nossas células.

Rica em fibras e minerais, importantes para saúde intestinal e metabólica. A banana ainda possui uma vantagem por ser uma fruta prática para o consumo, pois a própria casca é uma embalagem higiênica e de fácil retirada.

A Banana e o impacto no intestino

Estudos recentes analisaram a relação do consumo de banana e seu impacto na saúde do intestino. Foi verificado que o consumo da biomassa de banana verde por conter amido resistente, não é digerido e nem absorvido no intestino delgado, podem trazer benefícios para o indivíduo, uma vez que o amido resistente é fermentado no intestino grosso produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, regulando assim tanto casos de constipação quanto de diarreia.

Algumas informações populares creditam o consumo de banana maçã ao efeito de constipação intestinal, enquanto outras bananas como prata, ouro, nanica seriam neutras, porém ainda não existem estudos científicos que comprovem este efeito.

Banana e a prevenção de câimbras

Famosas por conter uma quantidade grande de potássio, em média 100g de banana possui 350mg de potássio.

O potássio que é responsável pelo equilíbrio de água e sódio no corpo, além da regulação neuromuscular e crescimento das células. O consumo da banana se torna tão importante porque o potássio está presente nas reações musculares e sua carência pode levar a câimbras e lesões. Isso independente de ser atleta ou não, pois o corpo depende dos músculos.

Banana e o estresse

A banana ainda pode ser uma excelente aliada contra o estresse e a ansiedade, uma vez que contém triptofano um aminoácido essencial, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzir e precisamos ingerir pela alimentação.

Quando ingerido este aminoácido é levado para o nosso sistema nervoso, onde é convertido em serotonina, um neurotransmissor que nos dá a sensação de bem estar.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

 

 

 

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS