A anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos, essa condição que mais afeta pessoas no mundo, são cerca de dois bilhões de casos.

Os sintomas mais comuns são fadigas, dores no peito, tonturas ou batimentos cardíaco acelerado. O exame mais comum para se detectar a alguém com anemia é o hemograma.

Após o resultado o paciente faz uma consulta com médico, que interpreta os resultados e dá o diagnóstico.

Revolução no diagnóstico

Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, prometem simplificar esse caminho com uma nova tecnologia.

Segundo pesquisadores eles desenvolveram um treinamento com um algoritimo que analisa a coloração das unhas de uma pessoa e detecta a situação da hemoglobina presente em seu sangue.

Pode parecer estranho mas sim, as unhas podem ser bons indicadores para o nível de hemoglobina do sangue. A explicação é simples: as unhas não contêm células que produzem melanina, e poderiam mascarar sua cor original.

A maneira que é feita o diagnóstico se torna ainda mais interessante, porque não precisa de um scanner para as mãos, basta uma foto ser tirada com um smartphone comum e o diagnóstico se acusa na hora. Um estudo sobre a ideia foi publicado na última terça-feira, na revista científica Nature Communications.

Os pesquisadores fotografaram as mãos de 227 pessoas, que passaram previamente por um hemograma, que contou o total de hemoglobina em seu sangue.

O algoritimo aprendeu a relacionar cores das unhas a determinados níveis de hemácias, assim o aplicativo foi criando sua própria escala. Após os testes os pesquisares repetiram o teste em mais 100 pessoas, e o algoritimo já sabia dizer com precisão os que tinham problemas na concentração de hemácia e os que não tinham.

Veja como funciona o aplicativo no vídeo abaixo:

OBS: O aplicativo é desenvolvido para aparelhos Smartphone.

  • Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui. 

Informações: Super Abril

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS