O aspargo é um membro da família dos lírios, que inclui alho-poró, alho e cebola. Possui uma ponta no formato de lança com cabeça em forma de botão, compacta e pontiaguda.

Talvez você se surpreenda ao saber que existem algumas centenas de variedades de aspargos, mas apenas um pequeno número é comestível.

Embora esteja disponível durante todo o ano, o aspargo geralmente é o mais encontrado e o melhor na primavera e é colhido quando tem cerca de 15 a 20 cm de altura.

A variedade que comemos geralmente é de cor verde ou roxa esverdeada. Há também uma variedade branca que é cultivada no subsolo para preservar seu sabor delicado. Mas esses caules privados de luz solar também não têm a bondade da clorofila.

Os aspargos são caros em comparação com outros vegetais mais comuns, simplesmente porque são colhidos à mão e produzidos em pequenos volumes.

BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DOS ASPARGOS

O aspargo é um alimento alcalino, rico em proteínas, mas pobre em calorias e carboidratos. É uma excelente fonte de potássio, folato, vitaminas A, C e K e traços do complexo de vitamina B.

Uma boa fonte de fibra alimentar, o aspargo também é rico em niacina, fósforo e sódio muito baixo. E certamente o mais impressionante é que é um daqueles poucos vegetais que realmente possui cálcio e magnésio na proporção ideal de 2: 1.

BENEFÍCIOS DE SAÚDE DOS ASPARGOS

Os aspargos têm uma abundância de um aminoácido chamado asparagina, que ajuda a limpar o corpo dos resíduos. Como resultado, a urina de algumas pessoas pode ter um odor desagradável depois de comer aspargos. Não se preocupe se isso acontecer com você. Apenas fique feliz que seus rins estão recebendo uma boa limpeza.

O aspargo é um dos poucos vegetais que são densos em nutrientes saudáveis ​​que ajudam muitas doenças.

Acidez, Sangue: A alta alcalinidade deste suco maravilhoso é eficaz na redução da acidez do sangue e ajuda a limpar os tecidos e músculos dos resíduos.

Artrite e Reumatismo: Um fitoquímico único nos espargos que produz efeito anti-inflamatório ajuda a aliviar a artrite e o reumatismo.

Evacuação: Consuma aspargos regularmente por seu efeito laxante suave e fibra alimentar que fornece a evacuação regular.

Câncer: o aspargo é uma fonte primordial de antioxidante e glutationa que pode ajudar a prevenir o temido câncer.

Cataratas: O antioxidante e a glutationa nos espargos impedem a progressão de cataratas e outros problemas oculares.

Diabetes / Hipoglicemia: Os minerais saudáveis ​​do suco de aspargos fazem dele uma dieta importante para pessoas que controlam seus níveis de açúcar no sangue. No entanto, não deve ser tomado por pessoas com doenças renais avançadas.

Diurético: o aspargo é um vegetal maravilhosamente diurético e sua eficácia é mais pronunciada quando consumida em forma de suco.

Doença cardíaca: beba uma pequena quantidade de suco de aspargos misturado com mel cru três vezes ao dia por dia para fortalecer um coração fraco ou aumentado.

Rins: As propriedades diuréticas e alcalinas do aspargo ajudam a prevenir ou dissolver pedras nos rins. Ajuda a quebrar os ácidos oxálico e úrico formados no rim.

Fígado: A clorofila e os outros fitonutrientes dos aspargos são excelentes alimentos para desintoxicar o fígado e fornecer suporte para a saúde dos órgãos.

Sintomas da TPM: O efeito diurético do suco de aspargo ajuda a aliviar o inchaço e o inchaço pré-menstrual. O magnésio neste suco maravilhoso também ajuda a aliviar a irritabilidade, fadiga, depressão, etc.

Gestantes: o alto teor de folato, cálcio e outros minerais nos aspargos são importantes para reduzir o risco de defeitos congênitos e baixo peso ao nascer. O efeito diurético do suco também é uma grande ajuda na redução da retenção de água em mulheres grávidas.

ASPARGOS E SAÚDE RENAL

Os aspargos são mais conhecidos por melhorar a saúde dos rins e da bexiga. Os fitonutrientes ricos penetram profundamente nos órgãos para eliminar as toxinas. Algumas das ações específicas de aspargos para o sistema renal são:

  • Suporta funções nos rins e bexiga
  • Aumenta a produção de urina devido às suas propriedades diuréticas
  • Garante um fluxo de micção suave
  • Limpa os rins e a bexiga
  • Quebra o ácido úrico e expulsá-los
  • Remove toxinas / bactérias devido à sua natureza antiparasitária
  • Essas ações de apoio mantêm o sistema renal em perfeito estado, reduzindo o ácido úrico e outras toxinas / patógenos no sistema, garantindo fluxo regular de urina e reduzindo a inflamação dos órgãos.

DICAS DE CONSUMO

Ao comprar aspargos, escolha talos retos e firmes com pontas apertadas. Sempre coma fresco, mas se for necessário armazená-lo, mantenha-o seco e bem embrulhado em um saco plástico por até três dias na geladeira.

Coma aspargos por sua fibra alimentar. Mas também faça suco , especialmente usando as pontas duras do caule.

Aqui está uma sugestão para fazer um bom copo de suco de aspargos com os melhores ingredientes para a saúde renal.

Ao comer aspargos, sempre cozinhe levemente no vapor, em vez de ferver, para impedir que o sódio e outros minerais fiquem fervendo.

Texto originalmente publicado no Juicing for Health, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS