Quando o assunto são primatas inteligentes não tem para mais ninguém além dos chimpanzés. Esses animais são os primatas do gênero Pan e são divididos em duas espécies mais conhecidas, que são as dos chimpanzés e também dos bonobos.

O mais curioso sobre os chimpanzés é o fato de que eles são os parentes mais próximos do ser humano, porém não é normal que esses primatas andem como os humanos apoiados sobre duas pernas.

Maus-tratos

Após anos de maus-tratos, alguns chimpanzés que vivem no Santuário de Chimpanzés Sweetwaters, no Quênia, se acostumaram a andar assim. No continente africano existe um comércio ilegal de animais, e muito desses primatas acabam indo morar em casas como animais de estimação ou exposição.

Porém os chimpanzés são fortes e agressivos, e com a idade eles se tornam voluntariosos e os seus donos não conseguem mais controlá-los, e muitos acabam em jaulas minúsculas ou acorrentados.

Um desses casos é o chimpanzé Max, ele foi maltratado. “Se ele vê alguém vestindo uma roupa de caçador ou camuflada, ele fica agressivo, porque lembra como seus pais foram mortos”, diz o cuidador de animais Timothy Mwangim.

Satuários na África

A África está adotando algumas políticas para que os maus-tratos a esses animais sejam cada vez mais raros. Existem alguns santuários espalhados pela África que cuidam hoje de mais de 800 animais resgatados.

Os chimpanzés que caminham como humanos após anos de maus-tratos

Não é normal que chimpanzés andem como os humanos, apoiados sobre duas pernas. Mas alguns animais que vivem no Santuário de Chimpanzés Sweetwaters, no Quênia, se acostumaram a andar assim após anos de maus-tratos 💔.

Posted by BBC News Brasil on Wednesday, July 31, 2019

Com informações: BBC

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS