Uma boa notícia para familiares e educadores que lidam com autistas.

Foi lançado um aplicativo para celulares e tablets (disponível para android e iOS), em formato de jogo, que ajuda na estimulação da linguagem e alfabetização das crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA).

O aplicativo Brainy Mouse (Rato Inteligente ou Rato Atrevido), trata o aprendizado de forma lúdica, e auxilia os pequenos neste processo de aprendizagem.

A responsável pela criação desse aplicativo é a brasileira Ana Sarrizo, presidente da Brainy Mouse Foundation, ela desenvolveu o aplicativo após 4 anos de pesquisa, os resultados em grupos testes foram realizados com crianças de Belo Horizonte e São Paulo e tem sido satisfatórios.

A versão em inglês foi lançada no mês passado, e agora será disponibilizada na versão em português.

O jogo visa trabalhar o desenvolvimento da linguagem, que é um dos maiores desafios na educação dos autistas, no mundo inteiro. O jeito como pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta é peculiar que em muitas vezes nem mesmo os familiares ou os educadores estão preparados para lidar.

“Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que ainda por cima não sabe ler e escrever”, explica a criadora do aplicativo Ana Sarrizo.

No Brasil estima-se que existem por volta de 3 milhões de autistas. Um estudo divulgado pelo Center of Control and Prevetion, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, aponta que de 68 crianças uma é portadora de autismo. Além dos desafios da doença, o maior entrave ainda é o preconceito.

Ao dar uma olhada na interface do jogo a gente logo se encanta:

O jogo trabalha a leitura da esquerda para direita, na formação de palavras usando sílabas, com muita interação de cores, sons e outros “dispositivos cognitivos”, que ajudam o usuário a trabalhar  o seu desenvolvimento de uma forma lúdica.

A criança pode customizar o seu ratinho de uma maneira bem interativa, além de ser desafiada a conseguir cheesecoin, uma espécie de moeda virtual.

A principal aposta do game é o dispositivo chamado “Rato Amigo”, que tem como objetivo trabalhar de forma inconsciente a atitude de pedir ajuda ao próximo, e assim estimular essa ação no dia a dia.

Como tudo começou…

A pesquisadora Ana Sarrizo em 2013, pensava apenas em contribuir com os portadores de TEA em Belo Horizonte, sua cidade natal. O projeto foi tão bem sucedido que um professor de Ana a aconselhou inscrevê-lo no prêmio Santander.

O projeto foi o vencedor entre 17 mil propostas voltadas para a educação, com a premiação de R$ 100 mil e uma bolsa no curso de empreendedorismo da Babson College, considerada uma das mais importantes do mundo.

Ana decidiu então criar a Brainy Mouse Foudation, nos Estados Unidos, ficando mais próxima das mais importantes pesquisas sobre autismo. O objetivo da Fundação é ajudar instituições do mundo inteiro, familiares e educadores, que já trabalham com crianças e adultos com TEA, produzindo games e ferramentas que vão auxiliá-los no seu progresso dia a dia. Para saber mais, basta clicar aqui.

Informações: Razões Para Acreditar

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