O corpo é formado por cerca de 70% de água, a qual é perdida e reposta constantemente pelo organismo. A reposição é necessária para a saúde e beleza em geral.

Entretanto o consumo desse líquido pode ser a causa de sérios problemas de saúde. Se o consumo for em excesso, ou de maneiras inadequadas, ela pode prejudicar muito o nosso corpo.

Para que possa saber mais, vamos lhe mostrar algumas situações nas quais é estritamente proibido beber água!

1. Antes de dormir

Existem pelo menos dois motivos para recusar um copo de água antes de pegar no sono. O primeiro é ingerindo água antes de dormir,  pode causar o que chamamos de distúbios do sono, pois provavelmente você terá que ir ao banheiro durante a noite, e isso pode lhe trazer insônia.

A segunda razão é os nossos rins trabalham mais devagar durante a noite, devido a isso  você pode acordar com edemas e inchaços no rosto e membros, por isso a ingestão de água pode aumentar a carga nos rins.

2. Se a sua urina se tornar transparente

A urina completamente transparente é um sinal de que você bebeu água em excesso durante o dia.

Isso pode levar a uma diminuição do nível de sódio no corpo, o que pode trazer consequências terríveis como ataques cardíacos.

3. Durante exercícios intensivos

Segundo os cientistas, beber água enquanto estamos fazendo esportes pode levar à deterioração do estado durante e após o treinamento.

Ao praticar exercícios físicos, o atleta aumenta a temperatura corporal e muitas vezes consome muita água, isso causa uma lavagem dos eletrólitos, causando uma diminuição de potássio, sódio e cálcio em nosso corpo.

4. Ao comer alimentos picantes

Quando comemos alimentos apimentados, ficamos com a sensação de que a nossa boca está queimando devido a substância chamada capsaicina. A capsaicina é uma molécula apolar, por isso você só pode reduzir a sensação de queimadura misturando-a com moléculas analógicas, que são encontradas, por exemplo, no leite.

Se você tentar baixar o calor das pimentas com um copo de água, que consiste em moléculas polares, você fará com que a capsaicina se espalhe pela boca e pelo esófago, o que só piorará a situação.

5. Durante e após a refeição

Água, sucos ou bebidas alcoólicas durante as refeições podem causar uma indigestão. Ao consumirmos líquidos, a quantidade de saliva é reduzida, com isso resíduos tóxicos mal ingeridos dos alimentos mais simples podem se acumular no organismo.

6. Água da mangueira

Não importa se a mangueira está conectada a um bom sistema de purificação, as substâncias contidas na mangueira pode prejudicar a saúde. A mangueira em sí é composta de elementos que podem realmente ser perigosos para a sua saúde.

Compostos organoestânicos prejudicam o sistema endócrino. O antimônio afeta negativamente o fígado e os rins e os ftalatos diminuem o nível de inteligência e afetam negativamente a maneira como uma pessoa se comporta.

7. Água com adoçantes artifíciais

Os adoçantes artificiais contidos nas águas com saborizadas contribuem para o aumento do apetite e do peso. Por sinal, os adoçantes podem estar presentes mesmo em águas com suco de limão.

8. Água do mar

Todos sabemos que não podemos beber água do mar, mas poucos porquê. Primeiro, a maioria das águas marinhas costeiras contém vírus patogênicos humano.

Em segundo lugar, contém uma enorme quantidade de sais, se você acidentalmente engolir um pouco de água do mar, a concentração de sal no sangue vai disparar e o  corpo vai precisar de muita água pura e muito esforço para remover os níveis de sal. Uma pequena porção de água do mar pode causar desidratação severa.

9. Excesso de água

Beber água em excesso leva à perda de sódio e traz uma série de consequências desagradáveis. Os rins ficam sobrecarregados, o que impede que forneçam ao sangue as substâncias necessárias.

Ao usar o líquido indevidamente, são desenvolvidas doenças como a hiponatremia, devido à baixa concentração de sódio no sangue.

Pacientes com hiponatremia observam os seguintes sintomas:

1-Cãibras
2-Confusão
3-Tonturas
4-Depressão

As situações que acabamos de descrever não são razões para que você reduza a quantidade de água ao mínimo! Porque sem ela nosso corpo não consegue funcionar, no entanto, nada em excesso faz bem não é mesmo!

Informações: Histórias com Valor

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS