1. Ele fica feliz por você quando as coisas estão dando certo

Considere as muitas “amizades” que parecem amigáveis ​​na superfície, mas estão cheias de ciúmes, comentários passivo-agressivos e uma atitude de “Eu vou pisar em você se isso me deixar elevado”. Qualquer um que jogue esse jogo não é um amigo, mas um manipulador.

Um verdadeiro amigo fica animado – não ciumento e zangado – quando algo de bom acontece. Grandes amigos são companheiros e comemoram o sucesso uns dos outros.

Se alguém em sua vida age com raiva ou distante quando as coisas parecem estar indo na sua direção, eles estão se comparando com você em vez de genuinamente estarem felizes por você.

2. Ele está presente quando você realmente precisa dele

Amigos devem estar presentes um para o outro. Nós todos sabemos disso. Mas o que faz um amigo ir de bom à ótimo é sua atitude de dizer-lhe que está disponível sempre que você precisar.

A vida moderna pode ser agitada, mas um grande amigo faz tempo para oferecer conselhos ou apoio quando necessário.

3. Ele é honesto, mas solidário

Amigos são uma das melhores fontes externas de informação sobre você. Eles te conhecem bem, mas não ficam parcialmente cegos por emoções como em um relacionamento romântico. Isso significa que eles podem ver alguns defeitos seus que você pode não perceber.

Um amigo apenas solidário não é um amigo muito bom porque, por exemplo, eles deixam seus amigos entrarem ou permanecerem em relacionamentos ruins – tudo porque colocaram o seu desejo de ser “solidário” à frente de seu desejo de dizer a verdade. Um grande amigo vai ser honesto quando não houver motivo para preocupação, mas vai encontrar uma maneira de ser honesto e solidário, ao invés de destrutivo ou agressivo.

4. Ele respeita seu tempo e energia emocional

Seu tempo é valioso. Sua energia emocional é valiosa. Amigos não tão grandes, muitas vezes interpretam o “eu estou aqui para você” e carregam você com todos os seus problemas, o tempo todo.

Compartilhamento de problema é uma das funções da amizade, mas não exagere. Amigos não são esponjas de absorção de problemas.Ser um grande amigo nesta área simplesmente significa que você está ciente da quantidade de carga que coloca sobre seus amigos, de modo a não usá-los como seu absorvedor de problemas pessoal.

5. Ele se comunica claramente

Eu me lembro de uma discussão que tive com um amigo alguns anos atrás. Resolvemos isso não por eloqüência, mas com uma conversa feia.

Nós dois dissemos coisas ruins e deixamos nossas emoções serem influenciadas, mas mantivemos o mesmo objetivo: resolver a situação. E nós conseguimos. Eu descobri que comunicação clara é mais sobre esforço do que habilidade.

Grandes amigos se comunicam com a maior clareza possível e, se não disserem corretamente na primeira vez, tentam novamente. Eles estão dedicados a estar na mesma sintonia que você.

6. Ele se conecta com você

A base da amizade é a conexão com outra pessoa. Vocês irão compartilhar interesses comuns, perspectiva, visão de mundo, ou localização. Enquanto esta é a qualidade mais superficial nesta lista, é ainda assim importante, porque se você não é capaz de se relacionar com uma pessoa em qualquer nível, isso irá dificultar sua capacidade de aproveitar o tempo juntos.

Você pode criar uma boa amizade com alguém que você não tem nada em comum, mas provavelmente vocês não serão grandes amigos.

7. Ele confia em você

Sem confiança, qualquer relacionamento irá enferrujar (ou pior, virar pó). A confiança é o requisito mais básico para a comunicação, porque se você não pode acreditar no que seu amigo está lhe dizendo, então, qual é o sentido em conversar ou mesmo ter uma amizade? Grandes amigos confiam um no outro.

Quando alguém confia em você, pode criar um forte vínculo de amizade. Se um amigo não confia em você, então o que vocês têm não é amizade. A confiança mútua é uma obrigação!

Texto originalmente publicado no Mindbodygreen, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS