Certamente você já usou bicarbonato em alguma ocasião, mas talvez você esteja perdendo todo o potencial do bicarbonato de sódio. Este produto doméstico de baixo custo foi originalmente popularizado pela Arm & Hammer há mais de 150 anos, mas você sabia que os antigos egípcios também o usavam para limpeza?

Esta lista passa apenas por alguns dos inúmeros usos do bicarbonato de sódio.

1 – Use-o como pasta de dentes

Enquanto alguns cremes dentais podem apresentar bicarbonato de sódio como um ingrediente, você sabia que você pode simplesmente usar bicarbonato de sódio? Apenas mergulhando sua escova de dente (creme dental natural opcional) em um pouco de bicarbonato de sódio, você pode obter todos os benefícios de branqueamento e refrescar sem todos os produtos químicos!

2- Use-o como um enxaguante bucal

A mesma ideia por trás de usá-lo como uma pasta de dente, o bicarbonato de sódio também pode ser usado para neutralizar o mau hálito. Basta adicionar uma colher de chá a um copo de água e agitar em torno de sua boca, cuspir e enxaguar.

3 -Use-o para manter seu cabelo saudável

Quando usado juntamente com vinagre de maçã, você tem uma alternativa natural formidável para xampus e condicionadores comprados em lojas!

4 – Use-o como desodorante     

Há quem coloca bicarbonato de sódio na geladeira para manter as coisas frescas. Isso ocorre porque o bicarbonato de sódio reage a muitos compostos causadores de odor, fazendo com que eles sejam menos potentes. O mesmo princípio pode ser aplicado ao uso de bicarbonato de sódio como desodorante para as axilas e pés. Basta bater levemente em suas axilas e pronto!

5 – Use-o para aliviar as irritações na pele do bebê

Um bebê com coceira pode ser tratado com bicarbonato de sódio no banho. Você também pode misturar água morna e bicarbonato de sódio, molhar um pano e lavar a pele do bebê dessa maneira. Certifique-se de secar bem, pois a fricção pode irritar a pele.

6 – Use-o como um esfoliante suave diário

Misturar três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água lhe dará uma esfoliação corporal e facial refrescante. Esfregue suavemente em movimentos circulares e enxágue. Isso pode ser usado diariamente para remover células mortas da pele.

7 -Use-o como um antiácido

Misturar meia colher de chá de bicarbonato de sódio com meia xícara de água pode aliviar a azia e o acúmulo de ácido no estômago.

8 – Use como um limpador de mãos delicado

Alguns sabonetes podem ser incrivelmente duros na pele. Você pode fazer uma pasta suave com três partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água. Use isso para limpar e desodorizar suas mãos muito melhor do que muitos sabonetes comprados em lojas.

9 – Trate coceira na pele e picadas de insetos

Esfregue um pouco de bicarbonato de sódio em comichão depois de um banho ou aplique-o em uma pasta para proporcionar um alívio relaxante para picadas de insetos.

Desodorizante

10 – Desodorize sua tábua de corte

Se você cozinhar com frequência, sua tábua de cortar pode ter aromas )pense cebola picada e alho) grudado nela. Você pode polvilhar bicarbonato de sódio em sua tábua de cortar, esfregá-la e depois enxaguar para se livrar de qualquer odor.

11 – Desodorizar recipientes de lixo

Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio no fundo de seus recipientes de lixo para se livrar do cheiro ruim (eu tenho certeza que todos nós sabemos como é!).

12 – Mantenha os equipamentos esportivos com cheiro fresco

Polvilhe bicarbonato de sódio em sacos de ginástica e capacetes para neutralizar o odor.

13 Desodorizar lancheiras e sacos

Quando não estiver sendo usado, mantenha um pequeno recipiente de bicarbonato de sódio em lancheiras e sacos para absorver os odores.

13 – Refresque seus tapetes

Generosamente polvilhe bicarbonato de sódio em seus tapetes e deixe descansar durante a noite antes de varrer e aspirar. Isso irá desodorizar seus tapetes que podem reter os aromas por longos períodos de tempo.

14 – Refrescar armários e despensa

Coloque uma caixa de bicarbonato de sódio em sua despensa e armários para mantê-los com cheiro fresco.

15 – Desodorizar roupa de cama de animais de estimação

Assim como nossas próprias camas, a roupa de animais de estimação precisa ser limpa regularmente. Polvilhe bicarbonato de sódio na cama generosamente, deixe descansar (quanto mais tempo melhor) e, em seguida, aspirar bem.

16 – Dê aos bichinhos de pelúcia uma reciclagem necessária por muito tempo

Assim como os travesseiros, os bichos de pelúcia entram em contato com odores, óleos e sujeira da pele e do meio ambiente. Trate-os com um polvilhe de bicarbonato de sódio e escove após 15 minutos.

17 – Faça um purificador de ar mais seguro

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com água destilada e algumas gotas de seu óleo essencial preferido para fazer um purificador de ar sem todos os produtos químicos.

18 – Desodorizar sapatos

Sapatos podem ser uma das primeiras coisas que as pessoas pensam quando se trata de odores desagradáveis. Agite regularmente o bicarbonato de sódio dentro deles para evitar odores.

Limpeza

19 – Escovas de cabelo e pentes limpos

Retire os óleos e sujeira que se acumulam em suas escovas de cabelo e pentes, embebendo-os em uma colher de chá de bicarbonato de sódio e água morna. Depois, enxágue e deixe secar antes de usar novamente.

20 – Limpe o microondas

Adicione bicarbonato de sódio a uma esponja úmida para limpar e desodorizar os aparelhso de cozinha usados com frequência.

21 – Refresque suas esponjas

Depois do uso regular, as esponjas podem adquirir um cheiro rançoso. Mergulhe-as em água morna com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para torná-las como novas.

22 – Remova manchas e cheiros de potes de café e chá

Lave as canecas e panelas em uma solução de ¼ xícara de bicarbonato de sódio e 1 qt. de água morna para remover manchas e aromas. Use esta solução com detergente como uma noite de molho para manchas mais difíceis.

23 – Faça o seu chão brilhar

Remova a sujeira acumulada do chão com meia xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Opcionalmente, você pode adicionar uma gota ou dois de seu óleo essencial favorito para este limpador de chão.

24 – Limpar cortinas de chuveiro

Como os chuveiros podem ser um ambiente de alta umidade, é importante manter tudo limpo. Suas cortinas de chuveiro não são exceção. Polvilhe e esfregue o bicarbonato de sódio em cortinas de chuveiro de vinil, enxágue e pendure para secar.

25 – Adicione ao sabão em pó para dar um impulso à limpeza

Amplifique o poder de limpeza do seu sabão em pó adicionando meia xícara de bicarbonato de sódio à sua roupa.

26 – Preencha buracos em uma parede

Por mais estranho que possa parecer, uma mistura de creme dental branco e bicarbonato de sódio formará um gesso eficaz para preencher buracos em suas paredes.

Alimentos e Plantas

27 – Use-o como um esfoliante para frutas e vegetais frescos

O bicarbonato de sódio é um esfoliante seguro que remove sujeira, bactérias e pesticidas de frutas e vegetais frescos. Basta polvilhar em uma esponja limpa e úmida, esfregar e enxaguar.

28 – Estende a vida das flores.

Uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um vaso de água é suficiente para fazer suas flores durarem mais.

29 – Reduzir estufamento causado por feijões

Acrescente uma colher de chá de água aos grãos, deixando-os embebidos para uma digestão menos pesada.

30 – Livre-se da amargura do chá

Adicione uma pitada de bicarbonato de sódio ao chá fresco para neutralizar o sabor amargo do excesso de imersão.

Esses são apenas alguns dos muitos usos baseados em evidências e comprovados pela ciência para o bicarbonato de sódio. É provável que você tenha algumas em mãos, então, por que não tentar isso hoje?

Via:Pensar Contemporâneo

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS