Coração acelerado, músculos que se contraem involuntariamente, dores na costas, falta de apetite, excesso de energia e vontade incontrolável de comer doces.

Esses são alguns dos sinais de ansiedade mais visíveis em pessoas que estão começando a desenvolver sintomas de ansiedade.

Além dos medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem nos ajudar a controlar a ansiedade.

Cultivar bons pensamentos, manter uma postura otimista, evitar o negativismo… tudo isso influência  positivamente o nosso estado de espírito.

Na parte  biológica, além de uma rotina de exercícios, uma alimentação adequada e equilibrada também pode ajudar pessoas ansiosas.

Invista em uma alimentação saudável, isso vai melhorar a sua estabilidade emocional. Preparamos 15 alimentos que combatem a ansiedade. Confira!

Frutas

1. Banana

Banana uma fruta excelente contra o desânimo! Por ser uma fruta que proporciona uma reposição rápida de energia, além de auxiliar no desenvolvimento celular e na saúde do sistema nervoso.

2. Maçã

A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma opção muito saudável na alimentação. O consumo de maçã combate a ansiedade e relaxa.

3. Uva

Além de ser uma fruta energética, reúne diversas vitaminas do complexo B. Portanto quando bater aquela vontade incontrolável de comer doce, que tal devorar um cacho de uva?

4. Laranja e outras frutas cítricas

A laranja — e todo o time das frutas cítricas — contribui para o relaxamento dos músculos, minimizando a fadiga e o estresse. Aposte nessas fontes de cálcio e vitaminas diversas para aliviar a ansiedade.

Legumes e Verduras

5. Beterraba

Rica em nutrientes e vitaminas,como folato, magnésio e uridine — substâncias que agem como neurotransmissores e favorecem a disposição.

6. Batata-doce

A batata-doce, não é boa só para quem malha! Ela é repleta de nutrientes que auxiliam à saúde mental, como betacaroteno e vitamina B6.

Acrescente esse alimento ao seu cardápio e melhore seu humor.

7. Alface

Em uma boa salada não pode faltar o alface! Possui folato e lactucina que são compostos que tem uma ação calmante, auxiliam a prevenção da depressão e quadros de confusão mental.

8. Espinafre e outros vegetais escuros

Sorria! O espinafre contribui para a sensação de felicidade. Além de ser rico em ferro, contém grandes quantidades de ácido fólico, responsável por melhorar a saúde do sangue e do sistema imunológico. Aposte também em outros vegetais escuros, como couve, agrião e brócolis.

Grãos e Cereais

09. Aveia, quinoa e amaranto

Ricas em vitaminas do complexo B, são importantes para a conversão do triptofano em serotonina —  substância relacionada à depressão.

Esse trio é poderoso, aveia, a quinoa e o amaranto, adicione no iogurte, no mingau ou misture como farinha em suas receitas.

10. Gérmen de trigo

O Gérmen é a parte interior da semente e a mais nutritiva. Ele apresenta boas quantidades de proteínas, minerais, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e vitamina E.

Por ser um poderoso antioxidante, ótimo para o combate a depressão. Acrescente o gérmen de trigo às vitaminas, frutas e receitas diversas.

11. Arroz integral

O arroz integral aumenta o nível de açúcar no sangue, proporciona mais energia disposição. Contém aminoácidos que são essenciais e com propriedades antidepressivas.

Um alimento que auxilia no tratamento da insônia, por ser rico em melatonina, o hormônio do sono.

Ricos em gordura vegetal

12. Sementes

Linhaça, gergilim…são alimentos ricos em ômegas 3,6 e 9, são importantes na manutenção dos impulsos cerebrais. Semente de abóboda e girassol são ricas em magnésio, experimente em pratos doces e salgados.

13. Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs, são ricas em ácidos graxos e nutrientes com ação antioxidante, propriedade auxiliar nos transtornos depressivos. Que tal ingerir essas delícias como lanches entre as refeições?

Laticínios e Proteínas 

14. Ovos, leite e derivados magros

Alimentos com ótimas fontes de triptofano, aminoácido importante para controlar sintomas em indivíduos ansiosos. São alimentos que produzem serotonina, o hormônio da felicidade. Consuma diariamente!

15. Carnes e peixes

Carnes e peixes apresentam são ricos em triptofano, além de apresentar boas quantidades de magnésio e vitamina B3. Eles também contêm taurina, aminoácido que age sobre um neurotransmissor relacionado ao controle da ansiedade. Proteína no cardápio!

Agora que você conheceu os benefícios dos alimentos que combatem a ansiedade, invista em métodos naturais para melhorar seu equilíbrio emocional.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Com informações: O Segredo

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS