Basta a chegada de uma leve frente fria e pronto; seu nariz começa a escorrer, seus olhos começam a coçar e você espirra desesperadamente por horas a fio.
A rinite é uma inflamação que ocorre na mucosa nasal em resposta a algum estímulo entendido como ameaça pelo sistema imunológico.
Se você sofre com a rinite alérgica, que é causada por alérgenos como ácaros, poeira, plantas, perfumes, entre outros, vai comemorar muito a chegada da vacina que combate esse problema e permite que você não utilize mais os remédios antialérgicos, que além de causar muita sonolência, podem não surtir o efeito desejado.
A chamada “imunoterapia contra rinite”, é feita a partir do agente causador da alergia(antígeno), que tem sua formulação e aplicação inteiramente personalizada. O alergologista Marcelo Vívolo Aun, do Hospital Oswaldo Cruz (SP), explica que o método busca modificar aos poucos o sistema imunológico do paciente para que ele se torne mais resistente aos agentes que venham lhe causar a alergia.
Porém o medicamento é aplicado gradualmente, durante meses ou mesmo anos. Sendo que no início o paciente fará aplicações semanais da “vacina” com uma quantidade leve do principio ativo.
Não havendo nenhuma resposta negativa, a fórmula é reforçada e a administração reduzida, podendo chegar à frequencia de apenas uma vez ao mês, explica o médico.
Em alguns hospitais públicos, é possível fazer o tratamento gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, são realmente poucos os locais que oferecem a imunoterapia, de forma que os pacientes encontram uma maior disponibilidade nas clínicas particulares.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Informações: Vix
Medicamentos usados para tratar convulsões podem reverter sinais comuns de autismo, sugere um novo estudo.…
Violência infantil dentro da escola: até onde vamos chegar? Um episódio chocante em Praia Grande…
Você já percebeu como é divertido fofocar com quem você ama? Pois agora a ciência…
Médicos brasileiros documentaram, pela primeira vez no país, um caso de câncer de mama do…
Pesquisadores confirmaram que um alimento básico encontrado em armários pode ser um remédio natural eficaz…
Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida de um número crescente de pessoas em todo…