Coconut and coconut oil
Óleo de coco, puro veneno. Soa mais ou menos assim a advertência vinda de Karin Michels, diretora do Instituto para a Prevenção do Câncer e Epidemiologia da Universidade de Freiburg e Professora da Harvard TH Chan of Public Health.
A explicação, segundo ela, são os efeitos prejudiciais dos ácidos graxos saturados do óleo de coco, que podem aumentar a quantidade de colesterol ruim no sangue e elevar o risco de doenças cardíacas.
Durante uma aula de 50 minutos intitulada “Óleo de coco e outros erros nutricionais”, a prof. Michels expressou muito claramente suas preocupações sobre o uso do óleo de coco na dieta. Para Dra. Karin Michels consumir óleo de coco é pior que consumir banha.
Essa afirmação contraria inclusive crenças populares antigas que diziam que o óleo de coco é um superalimento aliado da saúde e pode ser um choque para quem costuma usá-lo para cozinhar. De acordo com a professora não existem estudos que mostrem os benefícios significativos para a saúde do consumo de óleo de coco.
Porém a professora Michels não é a primeira especialista que afirma que este tipo de óleo é veneno e se opõem a ele como alimento milagroso. A American Heart Association emitiu um alerta em junho do ano passado, alertando que o óleo de coco não deve ser consumido em excesso. Um estudo havia descoberto na ocasião que todas as gorduras saturadas – independentemente da fonte – são prejudiciais à saúde do coração.
Existem muitas diretrizes dietéticas internacionais que recomendas o uso de gorduras saturadas com moderação. O óleo de coco adicionado à nossa dieta, só aumentaria a ingestão de gorduras insalubres. Mas nem todos os profissionais de saúde e nutrição concordam com este ponto. Existem aqueles que acreditam que o óleo de coco seja capaz de manter o colesterol sob controle.
Mas como tudo na vida, devemos sempre seguir aquela palavra máxima: Moderação
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Informações: Catraca Livre
Violência infantil dentro da escola: até onde vamos chegar? Um episódio chocante em Praia Grande…
Você já percebeu como é divertido fofocar com quem você ama? Pois agora a ciência…
Médicos brasileiros documentaram, pela primeira vez no país, um caso de câncer de mama do…
Pesquisadores confirmaram que um alimento básico encontrado em armários pode ser um remédio natural eficaz…
Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida de um número crescente de pessoas em todo…
Duas das injeções de emagrecimento mais populares do mundo podem aumentar o risco de uma…