Um dos muitos clichês sobre os russos é que são durões, com cara fechada e poucos sorrisos. Existe até um provérbio russo que diz que “rir sem motivo é um sinal de estupidez”.
Na Rússia sorrir em espaços públicos pode ser mal visto, como o que aconteceu com a cineasta russa Yulia Melamed. Ela foi parada por um policial na rua e teve que mostrar seu documento de identificação.
Quando o questionou sobre por que havia sido interrogada, ouviu: “porque você está sorrindo”.
Para o policial, o comportamento dela foi considerado “estranho e suspeito”.
Mas há uma copa acontecendo no país e são os mais de 1,5 milhão de turistas esperados durante a Copa do Mundo, e a Rússia se viu forçada a flexibilizar sua sisudez e tentar se ajustar aos hábitos dos estrangeiros.
Estudando, ora. Pelo menos três instituições estão trabalhando no país com treinamento para que os turistas sejam recebidos com sorrisos por lá. Uma delas é, claro, a Fifa, que coordenará centenas de funcionários e voluntários durante a competição.
Outras duas são empresas de transporte: a Russian Railways, de trens pelo país, e a Moscow Metro, do sistema metroviário da capital russa.
Mas será que os russos vão conseguir deixar a seriedade de lado durante o Mundial?
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Informações: BBC
Um Lugar Bem Longe Daqui: Sucesso literário com mais de 15 milhões de cópias ganha…
Após sete anos longe do gênero que o consagrou, Gareth Evans retorna à brutalidade urbana…
Cassandra, de Benjamin Gutsche - Disponivel na netflix Cassandra é uma minissérie alemã de suspense…
As imagens do quarto do Papa Francisco, divulgadas após sua morte em 21 de abril…
Alguns atores entregam atuações sólidas; Denzel Washington vai além, transformando qualquer personagem em pura presença.…
Como se fosse uma epidemia, parece que cada vez mais narcisistas vivem entre nós. Pessoas…