Por: Revista Saber Viver Mais
Cansado de ver como o lixo do rio Atuba, poluia e aumentava cada dia mais, Diego Saldanha, morador da cidade de Colombo, próxima de Curitiba, resolveu agir e em apenas 3 anos já ajudou a limpar o rio.
Diego criou uma ecobarreira caseira que foi desenvolvida para segurar o lixo flutuante. Com a invenção ele já conseguiu retirar mais de 5 toneladas de lixo do rio, que tem desde capacete até um fogão.
“Tomei essa iniciativa por que quero demonstrar aos meus filhos que precisamos preservar a natureza”. Disse ele em entrevista ao Portal Elos
Para criar a ecobarreira ele usou galões de água de 20 litros, que foram envolvidos em redes de proteção. A ideia é segurar o lixo flutuante que é jogado no rio.
“O projeto nasceu da necessidade de dar mais vida ao rio. Eu nasci aqui, pescava e nadava nesse rio. Eu estava vendo o Rio Atuba morrer e resolvi dar minha parcela de contribuição”, afirma. “O pessoal reclama das enchentes, mas não faz sua parte”, disse ele.
Em janeiro de 2020 o projeto completou 3 anos e Diego segue coletando o lixo no rio e dando aulas de meio ambiente e palestras ensinando crianças a fazerem suas próprias ecobarreiras.
Com mais de 5 toneladas de lixo coletado o morador ainda mostra que todo o material recolhido é separado e destinado de forma correta, “Tudo é separado e os reciclável vendido a grana é revertida para meus projetos ambientais e ajuda a custear as despesas aqui na Ecobarreira”, disse Diego ao Portal Elos.
Diego já recebeu dois prêmios nacionais e diversas homenagens com o seu projeto:
2018 – Agraciado com o “Prêmio LIXO ZERO” – Contribuição no desenvolvimento do conceito LIXO ZERO no Brasil – Categoria Ações Comunitárias. Instituto Lixo Zero Brasil – Rio de Janeiro
2019 – Prêmio “Pega na Visão” de Empreendorismo Popular Brasil – Rick Chesther – Goiânia
2018- O projeto recebeu “Mensão Honrosa”, pelo vereador Goura câmara municipal de Curitiba 2018 março.
2018- Devido a sua contribuição ao seu município e estado do Paraná, o projeto recebeu “Mensão Honrosa”, pela Assembleia Legislativa do Paraná através dos deputados Ney Leprevost e Ratinho Junior.
Várias cidades estão se inspirando com a atitude de Diego e levando para seus rios as ecobarreiras. Veja as cidades que se inspiraram:
Itaí, SP
Amazonas
Blumenau, SC
Araucária, PR
Itajaí, SC
Benevides, PA
Coronel Fabriciano, MG
Guatemala Mafra, SC
Manhumirim, MG
Com certeza atitudes vindas de pessoas simples, nos motivam e dão esperança de um mundo melhor. Diego provou que não é difícil, basta que nossos governantes queiram criar um plano de limpeza dos nossos rios, praias e matas ciliares.
Quem quiser ajudar ou ter mais informações no projeto é só entrar em contato com Diego, no Facebook ou Instagram.
Com informações:Elos com Você
Era uma bebida humilde do Japão , reverenciada por séculos em cerimônias tradicionais do chá.…
Prepare-se para testemunhar um fenômeno que une ciência, beleza e mistério. No dia 07 de…
Um caso real. Uma morte cheia de perguntas. Uma investigação que atravessa fronteiras.** Mario Biondo,…
‘Guardamos a sensação de que não nos despedimos direito daqueles que amamos’, por Carpinejar A…
1. O ponto de partida Bauman usa duas metáforas para explicar como as pessoas se…
## O que diz o neurologista Pedro Schestatsky? O neurologista **Pedro Schestatsky**, com pós-doutorado em…