Vida Saudável

Estudo inédito conclui que macarrão não engorda, ainda é considerado “carboidrato bom”

Por muitos anos apontado como o grande “vilão” do emagrecimento e alimentação saudável, o macarrão, na verdade, não induz o ganho de peso, sugere uma nova pesquisa.

Ao contrário da maioria dos outros carboidratos refinados, massas como espaguete e macarrão, têm um índice de IG mais baixo e, portanto, não causam picos extremos de açúcar no sangue, de acordo com pesquisadores.

O estudo realizado por pesquisadores do Hospital St. Michael, em Toronto, Canadá, sugere que comer massa pode, inclusive, ajudar na perda de peso.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores monitoraram por 12 semanas o peso corporal, massa muscular, gordura corporal e circunferência abdominal de pessoas que participaram do estudo. Elas ingeriram, em média, 3 porções de massa por semana em vez de outros carboidratos. Cada porção é igual a meia xícara de massa cozida.

Os participantes não só não ganharam peso, como também emagreceram: em média, cada um perdeu cerca de meio quilo. Os resultados foram publicados na revista BMJ Open.

Trocando em miúdos, o macarrão faz parte do time dos carboidratos ‘bons’, que possuem baixo índice glicêmico e saciam por mais tempo. A massa está ao lado de queridinhas como a batata doce e a lentilha.

Mas, antes de correr para o restaurante italiano mais próximo e se esbaldar com uma macarronada, é preciso lembrar que o estudo utilizou como parâmetro apenas meia xícara de macarrão três vezes por semana. Para a nutricionista Haley Hughes, a chave para alimentação saudável é a moderação.

“O controle das porções é, definitivamente, um fator chave, e outras questões também devem ser consideradas, como estilo de vida, exercícios físicos regulares, necessidades nutricionais individuais, entre outras”, disse ao site The Daily Meal.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Texto originalmente publicado no Daily Mail, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

O Brasileiro eleito papa com 70% dos votos, mas recusou o cargo

Em 1978, a Igreja Católica viveu um momento histórico que esteve muito próximo de ver…

2 dias ago

O documentário mais Impactante de 2025

"A Grã-Bretanha e a Blitz" nos leva de volta a um dos momentos mais sombrios…

2 dias ago

Explodiu na netflix: O Filme número 1 do Mundo!

Bala Perdida 3 : Lino (Alban Lenoir) está de volta — mais veloz, mais furioso…

2 dias ago

Cansado da vida pesada? dá o play nessa comédia da netflix

Antes Só do Que Mal Casado Eddie Cantrow (Ben Stiller) é aquele tipo de cara…

2 dias ago

Bill Gates faz alerta chocante: a 3ª Guerra Mundial não será com mísseis e nem bombas

Imagine um conflito onde não há tanques avançando sobre fronteiras, nem mísseis cruzando os céus.…

1 semana ago

Thriller de tirar o fôlego: Sucesso literário com mais de 15 milhões de cópias ganha vida na Netflix

Um Lugar Bem Longe Daqui: Sucesso literário com mais de 15 milhões de cópias ganha…

1 semana ago