O papanicolau é muito importante para identificar infecções vaginais, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e, principalmente, algum sinal precoce de câncer de colo uterino. Mas as mulheres que já realizaram o exame provavelmente consideram que o procedimento é desconfortável. Desta forma, um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, sugeriu uma alternativa mais prática e menos desagradável: o exame de urina.
Para a realização do estudo, os cientistas coletaram amostras de urina de 104 participantes. Os resultados mostraram que o exame de urina conseguiu identificar tipos de alto risco do HPV (infecção sexualmente transmissível através do contato de pele com pele) de forma tão eficaz quanto o Papanicolau.
Essa nova alternativa pode, inclusive, ajudar países mais pobres no futuro, já que o papanicolau não é acessível para todas as mulheres e o câncer de colo de útero tem índices maiores em países subdesenvolvidos. Mas, por ora – enquanto não há nenhuma recomendação oficial -, é importante manter a rotina de fazer o exame convencional anualmente.
Quando fazer o papanicolau?
O exame é recomendado para mulheres entre 21 e 64 anos que já tiveram relações sexuais, independentemente se sua vida sexual for ou não ativa. Seu médico poderá mudar este período e frequência, se necessário.
Fonte: Atividade Sei
Pesquisadores confirmaram que um alimento básico encontrado em armários pode ser um remédio natural eficaz…
Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida de um número crescente de pessoas em todo…
Duas das injeções de emagrecimento mais populares do mundo podem aumentar o risco de uma…
🚨 **Alerta para todos os pais e mães!** 🚨 Aquela foto inocente do seu filho…
Foto: reprodução redes sociais Imagine adultos andando pelas ruas, trabalhando ou até relaxando em casa……
Era uma bebida humilde do Japão , reverenciada por séculos em cerimônias tradicionais do chá.…