O papanicolau é muito importante para identificar infecções vaginais, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e, principalmente, algum sinal precoce de câncer de colo uterino. Mas as mulheres que já realizaram o exame provavelmente consideram que o procedimento é desconfortável. Desta forma, um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, sugeriu uma alternativa mais prática e menos desagradável: o exame de urina.
Para a realização do estudo, os cientistas coletaram amostras de urina de 104 participantes. Os resultados mostraram que o exame de urina conseguiu identificar tipos de alto risco do HPV (infecção sexualmente transmissível através do contato de pele com pele) de forma tão eficaz quanto o Papanicolau.
Essa nova alternativa pode, inclusive, ajudar países mais pobres no futuro, já que o papanicolau não é acessível para todas as mulheres e o câncer de colo de útero tem índices maiores em países subdesenvolvidos. Mas, por ora – enquanto não há nenhuma recomendação oficial -, é importante manter a rotina de fazer o exame convencional anualmente.
Quando fazer o papanicolau?
O exame é recomendado para mulheres entre 21 e 64 anos que já tiveram relações sexuais, independentemente se sua vida sexual for ou não ativa. Seu médico poderá mudar este período e frequência, se necessário.
Fonte: Atividade Sei
Você conhece alguém que toma omeprazol todos os dias, logo ao acordar? Talvez até você…
A Beterraba: o Alimento Natural que Pode Transformar Seu Corpo em Poucas Semanas Você sabia…
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…
A ciência confirma: os gatos estão entre as criaturas mais próximas da perfeição biológica Um…
O impossível aconteceu — e está inspirando o mundo inteiro. Lucas Jemeljanova, um menino belga…