Arkansas, Estados Unidos, Cientistas desenvolveram um protótipo de laser capaz de destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea.
Usando uma técnica não-invasiva, ou seja, o procedimento é feito do lado externo do corpo do paciente. “Esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”, disse o líder da pesquisa Vladimir Zharov, ao IEEE Spectrum.
A notícia foi recebida com muita animação, pois a disseminação dos tumores para outras regiões do organismo é uma das principais causas de mortes por câncer.
Os pesquisadores que estão envolvidos no estudo, disseram que ao apontar o laser nas células tumorais, elas absorvem muito mais energia de calor do que as células normais, isso faz com que elas se expandam e entrem em colapso. “Em um paciente, nós destruímos 96% das células cancerígenas”, contou um dos pesquisadores.
O uso dessas tecnologias já é uma tendência no desenvolvimento de terapias contra o câncer. Mas não é só a Universidade do Arkansas que está realizando pesquisas com o laser, existem outras instituições com trabalhos similares que buscam aumentar a eficiência da técnica para que ela possa ser utilizada em larga escala em tratamentos do futuro.
Com informações:Revista Galileu
O produto que prometia ser a nova moda do mundo fitness virou caso de saúde…
Prepare-se: “Sonhos de Trem” não é apenas mais um lançamento da Netflix. É o novo…
Prepare-se: esta história parece tirada de um filme pós-apocalíptico, mas acontece de verdade — agora…
Aos 70 anos, filha de quebradeira de coco babaçu apresenta TCC e quebra um ciclo…
Com 60% de deserto e quase sem água, Israel faz o “milagre agrícola” moderno —…
5 gestos corporais que entregam uma pessoa invejosa — e a psicologia explica cada um…