Arkansas, Estados Unidos, Cientistas desenvolveram um protótipo de laser capaz de destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea.
Usando uma técnica não-invasiva, ou seja, o procedimento é feito do lado externo do corpo do paciente. “Esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”, disse o líder da pesquisa Vladimir Zharov, ao IEEE Spectrum.
A notícia foi recebida com muita animação, pois a disseminação dos tumores para outras regiões do organismo é uma das principais causas de mortes por câncer.
Os pesquisadores que estão envolvidos no estudo, disseram que ao apontar o laser nas células tumorais, elas absorvem muito mais energia de calor do que as células normais, isso faz com que elas se expandam e entrem em colapso. “Em um paciente, nós destruímos 96% das células cancerígenas”, contou um dos pesquisadores.
O uso dessas tecnologias já é uma tendência no desenvolvimento de terapias contra o câncer. Mas não é só a Universidade do Arkansas que está realizando pesquisas com o laser, existem outras instituições com trabalhos similares que buscam aumentar a eficiência da técnica para que ela possa ser utilizada em larga escala em tratamentos do futuro.
Com informações:Revista Galileu
Você já reparou que a gente aprende a fazer amigos quando é criança… … mas…
Você sempre se sentiu “fora do lugar”? Te dizem que você é “muito intenso(a)”, “meio…
Meu Ano em Oxford acompanha a jornada de Anna De La Vega, uma jovem americana…
Rampage — Destruição Total acompanha Davis Okoye (Dwayne Johnson), um primatologista solitário que mantém um…
Sob o impacto de um dos maiores terremotos da história… Na manhã desta 30 de…
Por que estamos tão cansados, tão ansiosos, tão tristes — e por que ninguém fala…