Conhecimento

Ciência explica: Olhar o mar produz mudanças no cérebro que nos deixam mais felizes

Existem poucos lugares para os quais as pessoas têm uma reação imediata e inegável, como o mar. Poucos lugares no mundo nos envolvem tão imediatamente quanto a imensidão da água salgada, entrando e saindo, sem nenhuma preocupação além de realizar a mesma tarefa que vem realizando muito antes de chegarmos a este mundo. Só de pensar que a vida começou na água nos faz pensar em como é lógico sentir uma afinidade tão clara e instantânea em relação às ondas e seu fluxo.

Mas se deixarmos a ciência acrescentar sua voz ao coro interminável daqueles que cantam às maravilhas do mar, perceberemos que há uma relação direta e imediata entre nosso bem-estar e o fluxo das ondas.

Nos resultados de uma investigação realizada pela Faculdade de Ciências Marítimas da Universidade de Kobe, o mar, suas ondas e sua música entram diretamente em nosso cérebro. Os padrões sonoros são reconhecidos pela nossa casa da moeda, desencadeando uma onda imediata de calma e prazer. Os grãos de areia entre os dedos, juntamente com as cores e o aroma do oceano, relaxam a hortelã. A longo prazo, isso tem efeitos positivos na saúde mental das pessoas, portanto, não há nada mais aconselhável do que morar perto do mar.

Indo ao específico, a parte do cérebro que recebe os efeitos do mar é o córtex pré-frontal. Essa parte da nossa mente é dedicada a avaliar emoções e fazer reflexões pessoais. Em outras palavras, o mar afeta nossas emoções que podem ser semelhantes ou até mais fortes do que um ente querido pode nos inspirar.

Não é a primeira vez que estudos apontam as pessoas que residem perto do mar como as mais felizes do mundo . Por mais que as grandes cidades tenham o apelo de estar onde você pode ganhar mais dinheiro ou se conectar com as cenas artísticas mais fascinantes, nada supera o conhecimento ancestral. Talvez seja por isso que todas as grandes cidades do mundo foram fundadas com um rio no centro: se não pudessem estar de frente para o mar, pelo menos teriam um fluxo de água correndo em seus corações.

É por isso que dizem que o mar é sábio.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Por que os antigos usavam bengalas — e o que isso tem a ver com energia e saúde

Por que os antigos usavam bengalas — e o que isso tem a ver com…

8 horas ago

Alok comove o Brasil ao pagar escolas particulares dos filhos de sua equipe: “O dinheiro não me faz falta, mas o futuro deles faz.”

Enquanto muitos artistas celebram o sucesso com luxo e ostentação, o DJ Alok está fazendo…

9 horas ago

Filme sobre o crime no Rio volta a bombar após megaoperação — buscas disparam 488%!

Após a megaoperação policial no Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro…

1 dia ago

A Rainha Não Nasce, Ela é Criada: o Segredo das Abelhas que Pode Mudar a Forma Como Você Vê a Vida

Quando uma colmeia perde sua rainha, tudo parece desmoronar. Sem ela, não há ovos, não…

1 dia ago

A série brasileira que tomou conta da Netflix e ninguém consegue parar de assistir!

A Netflix lançou nesta quarta-feira (29) a série “Os Donos do Jogo”, que mergulha no…

2 dias ago

Enquanto você procura o produto certo, outros afiliados estão vendendo com vídeos prontos — descubra como!

O segredo dos afiliados que mais vendem na Shopee: eles não postam qualquer vídeo —…

4 dias ago