A estomatite aftosa mais conhecida como Afta, em geral são dolorosas e se formam na parte interna da boca e costumam se desenvolver a partir de pequenas lesões já existentes. Na tentativa de sarar o local, células de defesa migram até ali e acabam despertando uma reação inflamatória exagerada — daí o inchaço e a dor.
As causas da afta podem ser diversas: deficiências nutricionais, alergias, insuficiência hormonal, estresse, entre outras.
As aftas são muito mais comuns e chegam a afetar cerca de 20% da população em geral, os sintomas mais comuns da afta são ardência e coceira no local. Geralmente os sintomas duram de 6 a 10 dias e contato físico com bebidas ácidas podem agravar mais ainda e prolongar ainda mais os sintomas.
Não existe cura para afta, existem tratamentos com remédios naturais que visam controlar o incomodo e promover a cicatrização.
O bicarbonato é um ótimo remédio caseiro para afta, pois vai atuar na neutralização da acidez da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta. Basta dissolver uma colher de chá em um copo de água, para fazer bochechos.
O óleo de melaleuca apresenta propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, que lhe atribuem inúmeros benefícios. Um desses benefícios é no tratamento de aftas. Pode ser aplicado de duas maneiras diferentes: fazendo bochecho com meio copo de água e 3 ou 4 gotas do óleo ou colocando diretamente no ponto específico, com um cotonete, duas gotas do óleo essencial.
Mergulhe o saquinho de chá verde ou preto, em seguida aplique-o diretamente na afta. Seria particularmente o tanino presente nos chás que teria propriedades adstringentes e antissépticas para a cura do problema.
Existem várias utilizações para água oxigenada, uma deles é para afta. Pegue um cotonete e umedeça-o na água oxigenada e aplique-o diretamente sobre a afta. Faça esse processo três vezes ao dia, para acalmar as dores e prevenir a infecção.
O sal também é um dos antissépticos mais baratos e eficientes, por isso, é ótimo aliado na cura de aftas.
Misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxague a sua boca com o líquido, dando ênfase na zona onde se encontra a afta. Depois cuspa a água. Repita este processo três vezes para ajudar na cicatrização.
Informações: GreenMe
Anvisa proíbe venda de doce de leite, azeite e sal grosso de três marcas conhecidas…
Alerta aos pais: brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia…
Casos de vírus Nipah na Índia reacendem alerta global e levam aeroportos a reforçar vigilância…
Na Suíça, “favelas” surpreendem e oferecem qualidade de vida superior à de muitas cidades do…
Conheça a flor capaz de perfumar a casa inteira e que está rivalizando com difusores…
China ignora concreto moderno, resgata sabedoria ancestral da água e cria ‘cidades-esponja’ que reduzem enchentes,…