Por Raquel Aldana
A verdade dói uma vez, mas mentir dói toda vez que você se lembra; mais do que tudo, porque te pega, sequestra suas emoções, questiona mil verdades e torna artificial o que se experimentou e sentiu até aquele ponto.
De fato, quando mentem para nós, sentimos impossibilitados, porque o choque de uma experiência falsa ou incoerente, nos deixam pertubados e distorcem a nossa realidade.
Porque essas mentiras que são pronunciadas para evitar a dor, no final, elas doem. E elas doem muito mais do que qualquer outro sentimento, pensamento ou emoção causado pelo que foi tentado esconder ou inventar.
Sabemos que essas relações não são construídas com a fundação da sinceridade , comportar-se como um castelo de cartas frágeis e fracos que podem destruir tudo em seu colapso.
Porque a mentira acomoda muitos tipos de enganos que questionam nossos sentimentos. É que mentir não é necessário dizer mentiras, apenas agir falsamente e ser um fiel seguidor da hipocrisia.
A mentira é pronunciada como um elogio de si mesma, porque só assim faria sentido. Porque quem mente tem que se elogiar por ter conseguido tecer uma crença falsa e ter autorizado sua mente a realizá-la.
A dor emocional que gera a mentira é profunda e imensa. Sofremos e choramos por situações que poderiam ter sido evitadas e que, tentando nos proteger e quase sempre com boas intenções, deixam a situação bem pior.
A verdade pode até ferir, porém ela vai gerar um aprendizado e a dor vai passar. Com isso podemos decidir, analisar e crescer através da verdade!
Em outras palavras, vamos cavar outros caminhos para sair do túnel, porque aprenderemos mais sobre a terra que nos cerca e a melhor maneira de abrir um caminho por ela.
No entanto, a trapaça é frequentemente um recurso que visa proteger contra os perigos da verdade. No entanto, isso gera ainda mais sofrimento, porque as mentiras que são pronunciadas para evitar a dor são as mais dolorosas , aquelas que são percebidas como mais distorcidas e que destroem o positivo em seu caminho.
Devemos passar um filtro para as coisas que dizemos e ouvimos , não ouvir tudo o que nos chega e pensar criticamente.
Um exemplo é quando uma pessoa te vende um objeto, com plena consciência de que o objeto não funciona.
Para aprender um pouco mais sobre os critérios que devemos seguir no momento de avaliar o que ouvimos e o que dizemos, apresentamos um ensinamento socrático sobre os filtros que nossas conversas devem passar.
O jovem discípulo de um filósofo sábio chega em casa e diz:
-Mestre, um amigo estava falando sobre você com malevolência …
Espere! interrompe o filósofo. Você passou pelos três filtros, o que você vai me dizer?
– Os três filtros? – perguntou seu discípulo.
Sim, o primeiro é a verdade . Tem certeza de que o que você quer me dizer é absolutamente verdadeiro?
Não Eu o ouvi comentar com alguns vizinhos.
-Pelo menos você conseguiu passar pelo segundo filtro, que é gentileza . O que você quer me dizer, é bom para alguém?
Não, na verdade não. Ao contrário…
-Ah, nossa! O último filtro é a necessidade . É necessário deixar-me saber o que te preocupa tanto?
Para dizer a verdade, não.
“Então”, disse o sábio, sorrindo, ” se não é verdade, nem bom nem necessário, vamos enterrá-lo no esquecimento”.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Texto originalmente publicado no Lamente es Maravillosa, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais
Em 1978, a Igreja Católica viveu um momento histórico que esteve muito próximo de ver…
"A Grã-Bretanha e a Blitz" nos leva de volta a um dos momentos mais sombrios…
Bala Perdida 3 : Lino (Alban Lenoir) está de volta — mais veloz, mais furioso…
Antes Só do Que Mal Casado Eddie Cantrow (Ben Stiller) é aquele tipo de cara…
Imagine um conflito onde não há tanques avançando sobre fronteiras, nem mísseis cruzando os céus.…
Um Lugar Bem Longe Daqui: Sucesso literário com mais de 15 milhões de cópias ganha…