A airfryer é um dos eletrodomésticos mais versáteis, permitindo fritar, assar e gratinar os alimentos com o uso reduzido de óleo.
Mas nem tudo pode ser feito nela. Alguns tipos de comida, de preparo e até mesmo de uso podem fazer bastante sujeira e até mesmo prejudicar o seu funcionamento.
Então, é importante saber o que não pode – ou não é aconselhável – entrar na airfryer. A resposta depende da consistência, peso e tamanho do alimento.
Alimentos que não podem entrar na airfryer
Os muito leves 🍃
Os itens mais perigosos são alimentos leves e pequenos, como folhas de vegetais, milho de pipoca ou massa seca em pedaços.
Isso ocorre porque a parte elétrica desses aparelhos é uma resistência em serpentina que fica exposta na parte interna, acima do cesto onde os alimentos são “fritos”.
Os que soltam vapor e fumaça💨
A ideia de fazer uma peça de picanha na airfryer é tentadora. Mas a carne solta fumaça conforme a gordura derrete – e essa fumaça engordurada pode entrar em contato com a resistência do produto e estragar a airfryer.
Se a ideia é fazer mais carnes, a alternativa é ir para os fornos com airfryer, de maior capacidade, ou para os modelos específicos com grelha.
Os que são muito grandes para o cesto 🥩
Na mesma linha do que pode soltar fumaça e gordura, ingredientes muito grandes também podem encostar na parte elétrica e causar problemas.
Verifique sempre no manual do produto o tamanho máximo que cabe no cesto.
Alguns modelos de fornos com airfryer, que utilizam a bandeja no lugar do cesto, podem ser indicados para alguns tipos de comida “grande”, incluindo acessórios para fazer frango assado.
Estudo alerta que consumo excessivo de refrigerante pode causar danos ao fígado semelhantes aos do…
O que significa não ter amigos, segundo a psicologia? Não ter amigos pode ter significados…
“Não aguento mais”: as Frases que pessoas emocionalmente esgotadas costumam repetir, segundo a psicologia O…
Anvisa proíbe fabricação e venda do “Café de Açaí” da marca Du Brasil após identificar…
O que a Rússia anunciou A Agência Federal Médico-Biológica da Rússia (FMBA) afirmou que uma…
Dobra na orelha pode indicar risco cardíaco? Entenda o que é o Sinal de Frank…