Conhecimento

Um cão no escritório reduz o estresse e aumenta a produtividade dos trabalhadores, de acordo com um estudo

Por:Constanza Suárez

Os animais são incríveis e sua companhia é uma das melhores coisas da vida.

Um animal de estimação nos dá a felicidade em todos os aspectos da vida, mesmo no trabalho. Não sou eu que estou dizendo isso mais a ciência!

Em empresas como o Google, é normal que os funcionários levem seus animais de estimação ao escritório para acompanhá-los ao trabalho. Embora há alguns anos parecia ser loucura, hoje em dia ter um animal de estimação no escritório é uma realidade e tem muitas vantagens. Segundo o estudo, quando há animais envolvidos, as coisas sempre melhoram.

Há alguns anos, um estudo conduzido pela Virginia Commonwealth University mostrou que as pessoas experimentam menos estresse quando o animal de estimação está por perto.

Os pesquisadores coletaram amostras de saliva dos funcionários da fábrica e observaram a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse. Os resultados mostraram que apenas os funcionários que tiveram um cão próximo tinham baixos níveis de cortisol no final do dia.

“É definitivamente bom para o ambiente de trabalho ter um cachorro no escritório”, disse Marie José Enders, que estuda a relação entre animais e humanos na Universidade Aberta. “Não só o seu nível de cortisol diminui quando ele acaricia um cão, mas também produz mais hormônio oxitocina, o que o faz se sentir mais relaxado e feliz”, disse ela.

Mas isso não é tudo, há mais benefícios. “Se o seu chefe está lhe dando um trabalho difícil, um cachorro pode tornar mais fácil colocar certas situações em perspectiva. Você pode fazer uma pausa e passear com o cachorro “ , disse Enders. “Um animal no trabalho deixa as pessoas mais motivadas: elas gostam mais do seu trabalho e experimentam menos estresse”, acrescentou.

Um animal de estimação no escritório pode até ajudá-lo a conhecer seus colegas mais rapidamente. “Eles são um ótimo quebra-gelo”, disse a psicóloga de comportamento Lotte Spijkerman.

“Sabemos pela psicologia que se você encontrar alguém mais gentil, você se move com ele mais rápido. E se alguém se parece com você, porque você também tem um cachorro, por exemplo, pode ser mais fácil fazer um acordo ”.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Chupetas para adultos: a polêmica tendência que viralizou na China e está dividindo opiniões

Foto: reprodução redes sociais Imagine adultos andando pelas ruas, trabalhando ou até relaxando em casa……

11 horas ago

Médico de Harvard revela bebida da moda que pode matar células cancerígenas

Era uma bebida humilde do Japão , reverenciada por séculos em cerimônias tradicionais do chá.…

3 dias ago

Lua de Sangue: o espetáculo que vai parar o mundo em 7 de setembro de 2025

Prepare-se para testemunhar um fenômeno que une ciência, beleza e mistério. No dia 07 de…

4 dias ago

Minissérie italiana escondida na Netflix

Um caso real. Uma morte cheia de perguntas. Uma investigação que atravessa fronteiras.** Mario Biondo,…

4 dias ago

Não sabemos nos despedir – Fabrício Carpinejar

‘Guardamos a sensação de que não nos despedimos direito daqueles que amamos’, por Carpinejar A…

4 dias ago