Inspirados pelo olho humano, os pesquisadores da Escola de Engenharia de Harvard e Ciências Aplicadas (SEAS), desenvolveram uma meta-lente adaptativa que é essencialmente um olho artificial plano controlado eletronicamente.
Esta invenção controla simultaneamente três dos principais contribuintes para a visão embaçada: foco, astigmatismo e alteração de imagem, como um olho normal.
A chave estava nos materiais metálicos com memória que eles usavam, que podem mudar em tempo real como os músculos dos olhos de qualquer ser humano.
A pesquisa publicada na Science Advances “combina avanços na tecnologia muscular artificial com tecnologia metalent para criar um modelo sintonizável que pode mudar seu foco em tempo real, assim como o olho humano “, disse Alan Har, Gazette ao The Harvard.
“Vamos um passo adiante para desenvolver a capacidade de corrigir dinamicamente diferentes anomalias, como astigmatismo e reforma, algo que o olho humano não pode fazer naturalmente”, acrescentou.
“Isso demonstra a viabilidade do zoom óptico integrado e do foco automático para uma ampla gama de aplicações, incluindo câmeras de celular, óculos e hardware de realidade virtual e aumentada”, disse Federico Capasso, professor de física aplicada em Robert L. Wallace e Vinton Hayes Pesquisador Sênior em Engenharia Elétrica no SEAS e principal autor do artigo.
Eles disseram: “Também mostra a possibilidade de futuros microscópios ópticos, que funcionam completamente eletronicamente e podem corrigir muitas aberrações simultaneamente”.
Como essa lente ainda está em fase de desenvolvimento, precisamos esperar para vê-la no mercado e adquiri-la.
Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais
Você conhece alguém que toma omeprazol todos os dias, logo ao acordar? Talvez até você…
A Beterraba: o Alimento Natural que Pode Transformar Seu Corpo em Poucas Semanas Você sabia…
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…
A ciência confirma: os gatos estão entre as criaturas mais próximas da perfeição biológica Um…
O impossível aconteceu — e está inspirando o mundo inteiro. Lucas Jemeljanova, um menino belga…