Conhecimento

Médico de Harvard revela bebida da moda que pode matar células cancerígenas

Era uma bebida humilde do Japão , reverenciada por séculos em cerimônias tradicionais do chá.

Mas o matcha, um pó finamente moído de chá verde processado a partir de folhas de chá cultivadas à sombra, ganhou popularidade recentemente, com milhões de consumidores e influenciadores preocupados com a saúde elogiando-o por seu perfil de sabor único e pelos benefícios percebidos para a saúde.

E agora, aumentando ainda mais o seu fascínio, um médico de Harvard afirma que ele pode ajudar a prevenir o câncer .

O Dr. Sauarbh Sethi, um gastroenterologista formado em Harvard e agora radicado em São Francisco, diz que é uma bebida que pode reduzir o risco da doença, pois é uma fonte poderosa de antioxidantes, que ajudam a proteger as células de danos.

O médico de 42 anos disse que a bebida é rica em catequinas, um flavonoide que tem propriedades antioxidantes que promovem a saúde do coração, a função cognitiva e benefícios anticancerígenos.

Estudos anteriores sugeriram que as catequinas encontradas no chá verde podem inibir o crescimento tumoral no câncer de cólon. O chá verde e o matcha são ambos da mesma planta, mas diferem na forma de preparo e no sabor.

Um estudo da Universidade de Salford, no Reino Unido, descobriu que o matcha “é de fato suficiente para inibir a propagação de células-tronco do câncer de mama”.

Os pesquisadores também descobriram que “pode ajudar a superar a resistência das células cancerígenas à quimioterapia” e tornar o tratamento mais eficaz.

O matcha já foi associado a uma infinidade de benefícios à saúde, incluindo aumento do desempenho mental, auxílio na perda de peso e melhora da saúde cardíaca.

Em 2023, um especialista em longevidade da Universidade de Harvard chegou a creditar o uso do produto por ajudá -lo a rejuvenescer uma década inteira .

Em um estudo de 2023, pesquisadores do Japão descobriram que havia evidências de que o matcha ajudava a melhorar o desempenho mental e a reduzir os sintomas de depressão.

Pesquisadores no Japão deram o chá a camundongos suscetíveis ao estresse que foram mantidos em isolamento social por uma semana.

Eles descobriram que aqueles que beberam o chá apresentaram menos sinais de depressão em comparação aos roedores que receberam o placebo de água.

Especialistas sugeriram que isso pode ter ocorrido porque o chá estava estimulando a liberação de dopamina, o hormônio do bem-estar, ajudando a melhorar o humor do roedor.

O Dr. Yuki Kurauchi, bioquímico que liderou a pesquisa, disse: “Esses resultados sugerem que o pó de chá Matcha exerce um efeito antidepressivo ao ativar o sistema dopaminérgico do cérebro, e isso é influenciado pelo estado mental do indivíduo.”

Em outro estudo, conduzido pelo Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia em Cingapura em 2014, descobriu-se que uma substância química presente no chá verde e no matcha é um transportador ideal de proteínas que ajudam a combater o câncer.

O Dr. Sauarbh Sethi, gastroenterologista de São Francisco, é um grande defensor do matcha por suas propriedades benéficas à saúde.

Segundo algumas estimativas, nos EUA, as vendas de matcha atingiram mais de US$ 10 bilhões nos últimos 25 anos

Ambas as bebidas são compostas de uma classe de substâncias químicas chamadas catequinas, das quais a mais abundante é o EGCG (galato de epigalocatequina).

Acredita-se que o EGCG seja responsável pelos benefícios à saúde e possa ter efeitos anticancerígenos.

A Dra. Joo Eun Chung e seus colegas descobriram que a proteína anticâncer Herceptin pode ser combinada com EGCG para ser mais eficaz no direcionamento de tumores.

Os pesquisadores injetaram a combinação de EGCG e Herceptin em camundongos e descobriram que ela era mais eficaz em atingir tumores e reduzir o crescimento, além de durar mais tempo no sangue.

Apesar dos supostos benefícios à saúde, alguns especialistas são mais cautelosos quanto às alegações em torno do matcha.

Suneel Kamath, gastroenterologista na Cleveland Clinic, disse ao DailyMail.com que gostaria de ver dados publicados que respaldem as alegações feitas pelo Dr. Sethi.

Ele disse: “A menos que esses dados estejam disponíveis, essas são apenas hipóteses que valem a pena estudar, mas não são provas suficientes para que eu recomende que as pessoas comecem a consumir essas coisas.”

Uma revisão anterior de 50 estudos sobre o chá verde e seu papel na prevenção do câncer, publicada pelo banco de dados Cochrane, não conseguiu chegar a uma conclusão.

Os autores disseram que havia muitas evidências conflitantes e pesquisas de baixa qualidade.

Os pesquisadores da Universidade de Salford que disseram que o matcha poderia possivelmente prevenir o câncer também concluíram: “Certamente, mais estudos moleculares e ensaios clínicos são necessários.”

Globalmente, o mercado de matcha é estimado em US$ 4,3 bilhões, e a demanda cada vez maior está pressionando o fornecimento mundial.

Se você trocar o café pelo matcha, poderá aproveitar todos os seus benefícios sem abrir mão da cafeína.

De acordo com a Harvard Health, em uma xícara de 8 oz, o matcha contém 38 mg a 89 mg de cafeína, em comparação com 100 a 120 mg no café.

Embora o conteúdo possa ser menor, esse aumento de energia é mais estável e duradouro do que o café.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Lua de Sangue: o espetáculo que vai parar o mundo em 7 de setembro de 2025

Prepare-se para testemunhar um fenômeno que une ciência, beleza e mistério. No dia 07 de…

2 horas ago

Minissérie italiana escondida na Netflix

Um caso real. Uma morte cheia de perguntas. Uma investigação que atravessa fronteiras.** Mario Biondo,…

18 horas ago

Não sabemos nos despedir – Fabrício Carpinejar

‘Guardamos a sensação de que não nos despedimos direito daqueles que amamos’, por Carpinejar A…

20 horas ago

“Peregrino ou Turista? Bauman Explica Quem Você É na Vida”

1. O ponto de partida Bauman usa duas metáforas para explicar como as pessoas se…

22 horas ago

Neurologista de Harvard alerta: este erro ao dormir pode acelerar o Alzheimer

## O que diz o neurologista Pedro Schestatsky? O neurologista **Pedro Schestatsky**, com pós-doutorado em…

24 horas ago

“CEO do ChatGPT faz alerta URGENTE: usar IA assim pode colocar sua vida em risco”

Imagine você abrindo o ChatGPT para ajudar em algo simples — um problema pessoal, uma…

1 dia ago