Categories: Sem categoria

Keniano cria luvas que convertem a linguagem de sinais em áudio.

Por: Constanza Suárez

“Tentei imaginar como seria a vida da minha sobrinha se tivesse as mesmas oportunidades que todos os outros na educação, no emprego, em todos os aspectos da vida”, diz Roy Allela, proprietário das luvas da Sign-IO.

A sobrinha de seis anos de Roy Allela nasceu surda. Era difícil se comunicar com sua família, ninguém sabia linguagem de sinais. Então, Roy, de 25 anos, que trabalha para professores da Intel e da ciência da informação na Universidade de Oxford, inventou luvas inteligentes que transformam os movimentos da linguagem de sinais em áudio.

As luvas, chamadas Sign-IO , possuem sensores flexíveis costurados em cada dedo. Os sensores quantificam a curva dos dedos e processam os sinais. As luvas são conectadas via Bluetooth a um aplicativo de celular que a Allela também desenvolveu, que então vocaliza as letras.

” Minha sobrinha usa as luvas, ela as usa com o telefone, e eu entendo o que ela está dizendo ” , diz Roy Allela ao The Guardian.

O jovem testou as luvas em uma escola de necessidades especiais no condado rural de Migori, no sudoeste do Quênia, onde os estudantes reconheceram um dos aspectos mais úteis e importantes da iniciativa: a velocidade com que ela funciona.

” As pessoas falam em velocidades diferentes e é o mesmo que as pessoas que usam a linguagem de sinais : algumas são muito rápidas, outras são lentas, por isso integramos na aplicação móvel para que seja confortável para qualquer um que a utilize”, assegurou Roy.

Os usuários também podem configurar a linguagem, o gênero e o tom da vocalização por meio do aplicativo, com resultados precisos que chegam a 93%, diz Allela.

As luvas vêm em estilos diferentes, seja princesa ou Homem-Aranha. ” Combate o estigma associado a ser surdo e ter um problema de fala. Se as luvas parecerem boas, todas as crianças vão querer saber por que as vestem “, disse Roy.

Agora, Roy disponibilizando dois pares de luvas em cada escola de necessidades especiais no Quênia, e acredita que elas poderão ser usados ​​para ajudar as 34 milhões de crianças em todo o mundo que sofrem uma perda de audição.

  • Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

No Brasil o debate volta todo fim de ano — na Holanda, a decisão já foi tomada: fogos de artifício serão proibidos a partir de 2026

Todo dezembro é a mesma cena no Brasil: vídeos de animais em pânico, campanhas nas…

3 horas ago

Se você sempre é o escolhido pelos mosquitos, a ciência explica — e o motivo vai te deixar chocado

Você está em um ambiente com várias pessoas… No fim da noite, **todo mundo está…

4 horas ago

Você prefere ficar em casa no fim de semana? A psicologia explica — e a resposta surpreende

Enquanto as redes sociais vendem a ideia de que todo mundo deveria estar saindo, viajando…

4 horas ago

Melhor série da Netflix agora: dorama nº1 na Coreia e Top 10 em 66 países

Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre super-heróis. Cashero chega à Netflix reinventando…

2 dias ago

Você já encontrou essa mancha vermelha no ovo? Veja o que ela significa

Você já quebrou um ovo e encontrou uma mancha vermelha na gema? A resposta pode…

2 dias ago

A série que conquistou adultos e crianças e virou um fenômeno global

À primeira vista, parece apenas mais um desenho infantil. Mas bastam poucos minutos para perceber:…

2 dias ago