Por: Revista Saber Viver Mais
Um iceberg de mais de 300 Km², se soltou na Antártica, o tamanho tem quase as dimensões da cidade de Belo Horizonte, o anuncio foi feito pelo serviço europeu Copernicus sobre mudanças climáticas, nesta quinta-feira (13).
Segundo as imagens capturadas pela agência ao longo dessa semana é possível observar a rapidez com que o iceberg se desprendeu da Ilha de Pine.
Cientista apontam que o desprendimento da geleira é mais um dos indícios que apontam o aquecimento global no planeta. Mark Drinkwater do Centro de Observação da Terra da Agência Espacial Europeia (ESA), em uma entrevista ao canal CNN, disse que as imagens deixam claro que a Geleira da ilha Pine está respondendo dramaticamente às mudanças climáticas.
Apesar de afirmar que o processo de derretimento ser natural, Drinkwater, disse que a taxa observada na Antártida Ocidental já é considerada a maior registrada pelo satélite.
Existe um desequilíbrio no sistema glacial, que é afetado pelas temperaturas mais quentes das águas do oceano e da diminuilção de nevascas. Com o tamanho do desequilíbrio algumas geleiras não conseguiram se recuperar.
No Twiter da Copernicus é possível observar o histórico de imagens feito pelos satélites da ESA, que capturou rachaduras aparecendo e “rapidamente” crescendo ao longo dos dias.
Com informações:G1
O cinema perdeu uma de suas vozes mais autênticas e encantadoras. No último sábado (11),…
Há histórias que nos fazem parar e refletir sobre o verdadeiro significado do amor —…
Uma notícia vinda dos laboratórios do MIT e de Harvard está dando o que falar…
CENOSILICAFOBIA: o medo curioso (e bem real) de ver o copo de cerveja vazio Você…
Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15…
Por que ele funciona tão bem: Em agosto de 2024, a revista TIME nomeou Heman…