Conhecimento

Grupo peruano lança placas compostáveis ​​feitas de folhas de bananeira

Um grupo de jovens peruanos lançou um projeto chamado ‘Bio Plant’ para ajudar o mundo a usar menos plástico. Eles criaram pratos biodegradáveis ​​feitos de folhas de bananeira para reduzir a poluição ambiental causada pelo descarte excessivo de plástico . Cada placa de folha de bananeira usada em vez de uma de plástico é um item a menos que polui nosso planeta!

Este produto inovador pode se decompor dentro de 2 meses – é completamente degradado naturalmente antes dos 60 dias. Por outro lado, as placas e recipientes mais usados ​​em poliestireno (isopor) levam até 500 anos, causando danos incalculáveis ​​à flora e fauna dos oceanos e à vida selvagem em terra.

Com o co-financiamento do Programa Innóvate Peru (por meio do concurso Bio Challenge, destinado a apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas ao uso sustentável dos recursos de nossa biodiversidade), eles foram capazes de projetar e fabricar máquinas especializadas – um presser, expedidor e cortador – para a produção de pratos biodegradáveis. Com o novo equipamento, eles podem fabricar 50.000 pratos mensalmente.

Josué Soto, líder do projeto, explicou como eles estão trabalhando diretamente com pequenos produtores da Amazônia peruana, que recebem um preço justo e treinamento técnico para aproveitar as perdas do cultivo de banana.

O grupo Chuwa Plant também preparou esses pratos com celulose de papel e papelão – todos (incluindo as placas de folhas de bananeira) são descartáveis ​​(uso único), resistentes a várias temperaturas, líquidos e podem ser usados ​​com qualquer tipo de alimento.

Josué Soto disse que eles não precisam cortar bananeiras ou arrancar suas folhas quando se separam quando os catadores retiram os cachos de bananas da árvore.

As placas são de forma retangular, medindo 22 cm x 16 cm x 3 cm (altura) e não são cancerígenas porque não contêm estireno, um derivado de petróleo encontrado em outros tipos de recipientes.

As placas da Bio Plant já foram utilizadas em celebrações tradicionais e de clientes em várias regiões do país. O grupo planeja entrar no mercado de restaurantes naturais e vinícolas ecológicas com seus produtos. “O preço aproximado de venda de nossos pratos é de 100 a 120 soles (US $ 29,64-35,56) para 100 pratos, dependendo da espessura da chapa, mas com o tempo pode ser mais acessível a todos os consumidores”, disse Soto em espanhol.

Texto originalmente publicado no Intelligent Living, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Se você conversa com seu cachorro, a ciência tem uma boa notícia

A ciência mostra que conversar com os cães é um comportamento comum, saudável e até…

19 horas ago

10 receitas fáceis e rápidas para você arrasar no natal!

Essas receitas foram pensadas para tornar a ceia de Natal mais prática, acessível e saborosa,…

20 horas ago

Seu corpo fala: o verdadeiro significado de balançar as pernas

Segundo a psicologia, balançar as pernas constantemente não tem um único significado fixo — o…

1 dia ago

O homem que ganhou na loteria 14 vezes — e a matemática simples por trás disso

O homem que ganhou na loteria 14 vezes — e a matemática simples por trás…

2 dias ago

“Este texto é para quem só quer atravessar o fim do ano em paz”

Como ajudar as pessoas a passarem o final de ano em paz (mesmo quando tudo…

2 dias ago

Sempre se sentiu diferente? O autismo em adultos explica mais do que você imagina

Muitos adultos descobrem tarde demais — e isso muda tudo. Durante anos, eles se sentiram…

2 dias ago