A felicidade é o segredo no tratamento contra a demência. Uma nova terapia usando memórias felizes está sendo aplicada em casas terapêuticas da Holanda de forma pioneira. E com sucesso.
Viagens virtuais, danças, músicas, trabalhos simples e recriação de ambientes do passado estão ajudando pacientes diagnosticados com a doença.
“A ideia é desafiar o paciente de maneira positiva. Deixá-los na cadeira, passivos, faz a doença progredir muito mais rápido”, explicou Erik Scherder, neuropsicólogo da Universidade Livre de Amsterdã, em entrevista ao The New York Times.
A ideia é reduzir o estresse desses pacientes e provocar as lembranças felizes. Na casa Sensire Den Ooiman, em Doetinchem, há um passeio de ônibus virtual.
O trajeto é feito por lindas estradas rurais planas e arborizadas do interior holandês. A simulação acontece várias vezes ao dia em três telas de vídeo.
A técnica cria um ponto de encontro para os pacientes e a experiência compartilhada permite que eles falem sobre viagens passadas, trazendo à tona memórias antigas, boas e façam um “mini feriado” de suas rotinas diárias.
“Quanto mais estresse for reduzido, melhor. Se você pode diminuir o estresse e o desconforto, isso tem um efeito fisiológico direto”, diz Erik Scherder.
Residentes desses centros de atendimento têm seus próprios quartos e ajudam nos trabalhos da casa.
Eles fazem tarefas simples, como descascar batatas e lavar a salada. Nessas casas, geralmente há uma sala de estar comum e uma cozinha, onde os moradores se socializam e fazem esses trabalhos para se sentirem úteis.
A demência manifesta-se num declínio acentuado das funções cerebrais. A condição rouba memórias e personalidades.
Segundo o jornal The New York Times, até 270 mil holandeses – cerca de 8,4% dos 3,2 milhões de moradores com mais de 64 anos – sofrem da doença.
Nos últimos anos, o governo holandês preferiu oferecer e pagar pelo atendimento domiciliar aos pacientes.
As instalações de gestão privada com financiamento público são geralmente reservadas para pessoas em estado avançado da doença.
Fonte: Só Noticia Boa
Você conhece alguém que toma omeprazol todos os dias, logo ao acordar? Talvez até você…
A Beterraba: o Alimento Natural que Pode Transformar Seu Corpo em Poucas Semanas Você sabia…
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…
A ciência confirma: os gatos estão entre as criaturas mais próximas da perfeição biológica Um…
O impossível aconteceu — e está inspirando o mundo inteiro. Lucas Jemeljanova, um menino belga…