Equilíbrio Emocional

Fazer bolos e doces para os outros faz bem a saúde mental, afirmam Psicólogos

Você gosta de cozinhar? Sente satisfação e prazer ao fazer bolos e doces? Gosta de dividir seus quitutes com quem ama? Pois é, não é coisa da sua cabeça, de fato a arte da cozinha é uma experiência gratificante e que, segundo estudos, gera benefícios para o seu bem estar e saúde mental.

Estudo alega que preparar bolos traz bem-estar emocional

A professora Psicologia e Ciências do Cérebro da Universidade de Boston, Donna Pincus, diz que a culinária é uma forma de se expressar criativamente e também se trata de uma excelente ferramente para lidar com o estresse por exemplo.

Além disso, o ato de cozinhar para outros também pode ser uma forma de se transmitir o que está sentindo. Através da comida, podemos comunicar algo que com palavras seja mais difícil de articular. Afinal, oferecer algo gostoso feito por nós, demonstra carinho e dedicação.

Julie Ohana que é assistente social e terapeuta culinária, afirma que a comida é uma expressão de amor em várias culturas além de também ser “um complemento positivo e maravilhoso para a comunicação”.

Fazer bolo te ajuda na concentração

Você sabia disso? O ato de preparar bolos não só reduz o estresse, como também aumenta nossa concentração, tira o foco do que nos faz mal, melhorando nosso humor, aumentando a sensação de bem-estar. A professora Donna Pincus disse em entrevista cedida ao Huffington Post, que o preparo da massa de bolo exige toda a nossa atenção e cuidado, combinados, nossa concentração aumenta, nos fazendo focar no aroma e sabor o que gera satisfação e mais dedicação à tarefa.

Por conta disso, a culinária artística é considerada uma terapia que está sendo cada vez mais difundida. Nos concentrarmos em fazer um delicioso bolo muda nosso foco e nos tira daquele espiral de negatividade que às vezes ficamos presos. É uma forma super saudável de manter a mente ocupada com algo verdadeiramente positivo.

Ou seja, fazer um doce para alguém que amamos não é só um grande ato de generosidade e dedicação, mas também é um santo remédio para nossa mente. Por isso que, as emoções que depositamos no ato de cozinhar é fundamental, principalmente para os outros, já que se as emoções forem positivas, estaremos nos beneficiando em diversas áreas da nossa vida.

  • Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.

Fonte:Mais Vibes

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Share
Published by
Saber Viver Mais

Recent Posts

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente Especialista apresenta ferramenta para…

6 meses ago

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali Salvador Dali foi um pintor surrealista espanhol…

7 meses ago

Como prevenir as constipações no Outono?

Como prevenir as constipações no Outono? A constipação, assim como a gripe, está entre as…

7 meses ago

Transplante de fezes – Dr Barakat

Por: Dr. Barakat A Anvisa iniciou um processo para a regulamentação do transplante de fezes…

9 meses ago

Os perigos do Wi-Fi – Dr. Barakat

Por: Dr. Barakat Não quero parecer alarmista ou defender que todos passemos a viver como…

9 meses ago

Dicas para manter a saúde mental anote todas!

A saúde mental é um aspecto importante do bem-estar geral de uma pessoa. Algumas dicas…

10 meses ago