Equilíbrio Emocional

Especialistas dizem que as crianças herdam a ansiedade e a depressão de seus pais

As duas grandes doenças de nosso tempo são depressão e ansiedade . Uma frase bem conhecida diz que a depressão é um excesso do passado, a ansiedade é um excesso do futuro. Viver no presente é estar em paz. Onde você mora?

A Organização Mundial da Saúde, de acordo com um relatório em 2017, indicou que « pelo menos 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão , 18% há mais de uma década atrás, e outras 264 milhões sofrem de transtornos de ansiedade, um aumento de 15% em comparação com dez anos atrás «.

Neste artigo, queremos refletir com você sobre esses grandes problemas, porque a ciência confirmou que os filhos herdam a ansiedade e a depressão de seus pais.

Uma história para entender a ansiedade

Pablo dormiu profundamente em sua casa, quando soube que alguém tocou a campainha com desespero. Quando ele abriu, ele observou uma pessoa desconhecida que falava com ele em um idioma incompreensível. O visitante gesticulou insistentemente e gritou. Pablo, desesperado, tentou cuidar dele, mas toda vez ele se sentia mais desconfortável. Ele cobriu os ouvidos, mas era impossível evitar o barulho, ele fechou a porta, mas os gritos não foram embora. Ele até chamou a polícia.

Nada poderia ser feito, esse homem desconhecido o acompanhava por toda parte, perseguindo-o com sua mensagem criptografada que apenas roubava a tranquilidade do pobre homem.

Um dia, para sua paz de espírito, Pablo encontrou uma pessoa que entendeu seu problema e poderia ajudá-lo. « Finalmente terei paz! Pablo pensou aliviado. No entanto, ele se viu sentado frente a frente com o visitante escandaloso. Com paciência e a sábia orientação de seu novo guia, ele finalmente conseguiu entender o que estava acontecendo e, o mais importante, por que isso aconteceu.

Várias reuniões foram necessárias, mas com o tempo, vendo e se sentindo receptivo ao homem que o obcecava, o estrangeiro parou de gritar. Eles gradualmente começaram um diálogo. A mensagem foi surpreendente: o homem queria ajudar Pablo a encontrar um tesouro precioso, que ele havia perdido há muito tempo.

Chegou a hora em que o estrangeiro e Pablo não precisavam mais de um intérprete e procuraram o tesouro juntos. Qual foi o motivo da insistência e do tumulto do estrangeiro? Eu queria que Pablo descobrisse sua razão de viver novamente, porque ele estava preso em encostas, estresse e experiências superficiais.

A partir de então, Pablo participou de todas as visitas do homem desconhecido, que sempre o ajudava a se encontrar novamente. Dessa maneira, Pablo estava começando a viver em paz e se sentia calmamente feliz.

Esta história é uma adaptação da que Ignacio Gallego Lerma Rojo escreveu em seu site de apoio emocional.

O desafio: encontrar equilíbrio

Eu gosto muito dessa história. Reflete muito claramente a realidade de muitos homens hoje que sofrem de ansiedade.
Doenças emocionais são muito comuns .

Depressão ou transtorno depressivo, de acordo com a Clínica Mayo : « um distúrbio emocional que causa um sentimento de tristeza constante e uma perda de interesse em realizar atividades diferentes. Afeta os sentimentos, pensamentos e comportamento de uma pessoa e pode causar uma variedade de problemas físicos e emocionais “.

Grandes problemas: ansiedade e depressão. Bem, eles dizem que um é um excesso do passado e outro é um excesso do futuro. A questão seria como encontrar um equilíbrio , certo? Por que as pessoas deixam de lado o presente e se ancoram no que vivemos ou nos preocupamos com o futuro?

O presente também tem mágica!

Muitos acreditam que os tempos passados ​​sempre foram melhores, outros dizem que o que vivemos hoje não pode ser superado pelo futuro. Ambas as visões são uma perda de tempo.

O passado não existe mais. Por mais maravilhoso, caloroso e tentador que possa parecer, “isso nos distrai a partir de agora ” , como Edna Moda, a simpática costureira dos super-heróis da Pixar, “Os Incríveis”, diz.

O futuro ainda não chegou e pode não chegar. É verdade! Quem garante que você acordará amanhã?

O presente, no entanto, é a única coisa que temos. Que triste ficar ancorado ontem! Que triste imaginar a miragem de amanhã! Que sábio se decidíssemos tirar proveito de hoje! O “hoje” tem mais magia do que os outros momentos, é nele que construímos memórias e lançamos as bases do futuro.

É isso … o presente dá vertigem

Nisso, você está absolutamente certo. E, de acordo com muitos autores, essa é a razão pela qual evitamos ter consciência de sua magia.

A vertigem assusta. Faz nosso estômago doer, bate nossos pés no chão. Faz-nos suar as mãos e sentir um tremendo frio correndo pelas costas. Bom! Isso significa que nos acorda. É como o visitante desconhecido que foi apresentado a Pablo na história que lemos acima. O presente nos mostra os caminhos que ainda não percorremos, abre as grandes oportunidades que temos para tornar nossa vida uma grande aventura .

Nossos filhos seguirão nosso caminho de evasão

Recentemente, a Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, conduziu um estudo que prova que os pais ansiosos e depressivos transmitem geneticamente esse temperamento aos filhos . Você percebe Não apenas sua vida está sendo espremida por essas condições emocionais que impedem sua vida plena, mas seus filhos serão expostos a essas doenças modernas.

Ned Kalin, chefe do estudo, nos diz que ” nossos genes moldam nosso cérebro para nos ajudar a nos tornar quem somos” . Dessa maneira, o temperamento ansioso dos pais predispõe seus filhos a sofrer no futuro distúrbios de ansiedade e transtornos depressivos.

O lado bom é que também uma experiência completa da vida dos pais gerará nos filhos uma predisposição para assumir corajosamente as dificuldades que surgem.

Sua coragem passará de geração em geração

Sua estabilidade emocional, seu autocontrole, sua vida equilibrada afetará não apenas sua qualidade de vida, mas também a de seus filhos e provavelmente de seus netos.

O poeta italiano Ada Negry, que morreu em 1945, tem uma bela frase: ” A todo momento, sobrecarrega o peso do eterno “. Adoro! Diz-nos que este presente que nos parece efervescente e difuso nos permitirá, se abraçarmos cada momento, acumular grandes tesouros, tesouros eternos.

Como você sabe, tributar significa impor um tributo. Todo ato corajoso de construção consciente do presente pleno cimentará uma vida feliz. Vamos por ela!

Texto originalmente publicado no Familias.com, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Share
Published by
Saber Viver Mais

Recent Posts

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente Especialista apresenta ferramenta para…

5 meses ago

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali Salvador Dali foi um pintor surrealista espanhol…

6 meses ago

Como prevenir as constipações no Outono?

Como prevenir as constipações no Outono? A constipação, assim como a gripe, está entre as…

6 meses ago

Transplante de fezes – Dr Barakat

Por: Dr. Barakat A Anvisa iniciou um processo para a regulamentação do transplante de fezes…

9 meses ago

Os perigos do Wi-Fi – Dr. Barakat

Por: Dr. Barakat Não quero parecer alarmista ou defender que todos passemos a viver como…

9 meses ago

Dicas para manter a saúde mental anote todas!

A saúde mental é um aspecto importante do bem-estar geral de uma pessoa. Algumas dicas…

9 meses ago