Por: Redação da Revista Saber Viver Mais
Engenheiros da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram por meio de uma tecnologia de rastreamento dos olhos, um par de lentes com capacidade de autofoco automatico. O objetivo é restaurar a visão normal para pessoas que precisariam de lentes progressivas.
Esse defeito na visão geralmente ocorre em sua maiora com pessoas a partir dos 45 anos de idade, isso porque as lentes naturais dos olhos, conhecidos como cristalino, começam a perder a elasticidade necessária para manter o foco em objetos mais próximos.
Na maioria dos indivíduos um óculos de leitura se torna suficiente para superar esse defeito, entretanto para muitos a única solução é usar lentes progressivas, ou multifocais.
Esses engenheiros desenvolveram uma lente artificial, capaz de focalizar os objetos de forma dinâmica, e conseguiram uma solução melhor.
“Mais de um bilhão de pessoas têm presbiopia e criamos um par de lentes autofocais que poderão um dia corrigir sua visão de forma muito mais eficaz do que os óculos tradicionais,” disse Gordon Wetzstein, da Universidade de Stanford (EUA).
Por enquanto, o protótipo se parece com óculos de realidade virtual, mas a equipe espera simplificar as versões posteriores e torná-los aceitáveis para uso no dia a dia.
As lentes com autofoco funcionam de forma muito parecida com a lente do olho: lentes cheias de fluido dilatam-se e contraem-se à medida que o campo de visão muda.
Sensores de rastreamento ocular usam uma técnica chamada triangulação para detectar para onde a pessoa está olhando e calcular a distância precisa até o objeto de interesse.
Tanto as lentes líquidas quanto os rastreadores oculares já existiam, mas a equipe desenvolveu o sistema de software que aproveita esses dados de rastreamento ocular para manter as lentes cheias de fluido em foco constante e perfeito.
O próximo passo será miniaturizar a tecnologia. Wetzstein acredita que poderá levar alguns anos para desenvolver óculos autofocais leves, energeticamente eficientes e elegantes. Mas ele está convencido de que as lentes autofocais são o futuro da correção da visão.
Com informações:Diário da Saúde
Em Dele & Dela, o calor opressivo de Atlanta reflete o estado emocional de Anna,…
Por que, às vezes, dá vontade de sumir do mapa? A psicologia explica! De repente,…
CNH renovada de graça e sem burocracia: governo libera renovação automática para “bons condutores” —…
Você está em casa, tudo em silêncio. De repente, ouve claramente alguém chamar o seu…
Em O Intruso, o suspense nasce de um gesto simples e cotidiano: ajudar alguém aparentemente…
Você dorme, mas acorda exausto. O café já não resolve. A preguiça vira rotina —…