Arkansas, Estados Unidos, Cientistas desenvolveram um protótipo de laser capaz de destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea.
Usando uma técnica não-invasiva, ou seja, o procedimento é feito do lado externo do corpo do paciente. “Esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”, disse o líder da pesquisa Vladimir Zharov, ao IEEE Spectrum.
A notícia foi recebida com muita animação, pois a disseminação dos tumores para outras regiões do organismo é uma das principais causas de mortes por câncer.
Os pesquisadores que estão envolvidos no estudo, disseram que ao apontar o laser nas células tumorais, elas absorvem muito mais energia de calor do que as células normais, isso faz com que elas se expandam e entrem em colapso. “Em um paciente, nós destruímos 96% das células cancerígenas”, contou um dos pesquisadores.
O uso dessas tecnologias já é uma tendência no desenvolvimento de terapias contra o câncer. Mas não é só a Universidade do Arkansas que está realizando pesquisas com o laser, existem outras instituições com trabalhos similares que buscam aumentar a eficiência da técnica para que ela possa ser utilizada em larga escala em tratamentos do futuro.
Com informações:Revista Galileu
Em 1978, a Igreja Católica viveu um momento histórico que esteve muito próximo de ver…
"A Grã-Bretanha e a Blitz" nos leva de volta a um dos momentos mais sombrios…
Bala Perdida 3 : Lino (Alban Lenoir) está de volta — mais veloz, mais furioso…
Antes Só do Que Mal Casado Eddie Cantrow (Ben Stiller) é aquele tipo de cara…
Imagine um conflito onde não há tanques avançando sobre fronteiras, nem mísseis cruzando os céus.…
Um Lugar Bem Longe Daqui: Sucesso literário com mais de 15 milhões de cópias ganha…