Por: Revista Saber Viver Mais
A estudante de engenharia Juliana de Almeida Martinelli, conseguiu em 48 horas que as paredes de uma casa fossem levantadas graças a uma impressão em 3D.
A idealizadora da ideia, a estudante de 28 anos que está no 9º semestre do curso de Engenharia Elétrica do UniCEUB, em Brasília, foi um dos cinco brasileiros selecionados para integrar a Comissão da Juventude do BRICs.
O evento “Incubadora de Negócios Internacional da Juventude dos BRICs”. vai acontecer na Rússia no dia 20 de setembro.
Juliana criou o equipamento que produz placas de concreto para facilitar em montagem de casas, com isso as construções serão mais rápidas e diminuíram o custo final.
Além disso, as construções feitas com a impressora são mais limpas, seguras e sustentáveis.
A primeira casa construída foi em Natal, no Rio Grande do Norte, ela tem ela tem de 66 m² conta com os vãos de porta e parede.
Os custos da construção ficaram em torno de R$ 30 o m², mas Juliana afirma que ainda é possível diminuir ainda mais esse valor.
“O principal impacto do nosso projeto na indústria nacional da construção está na otimização do processo construtivo por meio da industrialização e automação do operacional no canteiro. Essa tecnologia aumenta a previsibilidade da obra, reduz o desperdício de material, melhora a precisão da planta executada e abre espaço para inovação em material e em geometrias de obras”, afirmou a estudante.
Juliana também comentou sobre o trabalho que vai apresentar no evento russo, “minha missão no evento é posicionar o Brasil como desenvolvedor da tecnologia de impressão 3D de concreto (3DCP), tendo em vista que a China e a Rússia são referência nessa tecnologia. Além de levar outros projetos que trabalho, na área de cidades inteligentes e educação empreendedora”, explicou Juliana.
Com informações: SNB
Enquanto boa parte do planeta vive em meio a pressa, insegurança e desigualdade, existe um…
O cinema nacional voltou a emocionar o público com “Caramelo”, novo sucesso da Netflix que…
Você conhece alguém que toma omeprazol todos os dias, logo ao acordar? Talvez até você…
A Beterraba: o Alimento Natural que Pode Transformar Seu Corpo em Poucas Semanas Você sabia…
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…