A Dinamarca caminha a passos largos para duplicar sua produção de alimentos orgânicos até 2020.
O país nórdico está trabalhando forte para substituir os alimentos cultivados com os métodos tradicionais por orgânicos e estimulando a demanda por produtos livres de agrotóxicos.
Em 2017, a Dinamarca foi o país com o maior consumo proporcional de alimentos biológicos, com 9,6% de toda a comida vendida no país sendo de origem orgânica. A informação é do Conselho de Comida e Agricultura dinamarquês, que representa o setor no país.
Um dos objetivos é duplicar a produção de cultivos orgânicos antes de 2020, através de subsídios para os pequenos agricultores. A meta do governo é que a produção livre de agrotóxicos passe de 9% para 18%,
Outra meta do governo é que 60% dos alimentos que são destinados a hospitais, escolas e restaurantes comunitários sejam orgânicos.
Pode parecer um plano audacioso, mas a Dinamarca trabalha há 25 anos para alcançar esses objetivos. Um exemplo disso a nível local é que o país tem criado projetos para que os municípios possam criar hortas em terrenos abandonados.
1) Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias tóxicas, como os resíduos de agrotóxicos e metais pesados presentes nos produtos convencionais.
2) São mais nutritivos e originam de solos ricos e balanceados com adubos naturais.
3) São mais saborosos. Em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.Alimentos quando são cultivados em seu próprio tempo e sem produtos químicos são mais saudáveis e saborosos.
4) Protege futuras gerações. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes químicos solúveis e agrotóxicos. Tem como base a preservação dos recurso naturais.
5) Evita a erosão do solo. Através das práticas conservacionistas, recupera e eleva a qualidade do solo.
6) Proteje a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações convencionais atravessam o solo e poluem rios e lagos.
7) Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal.
8) Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica é realizada por pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única fonte de sustento.
9) Economiza energia. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apóia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.
10) O produto é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Informações:Razões Para Acreditar
Em 1978, a Igreja Católica viveu um momento histórico que esteve muito próximo de ver…
"A Grã-Bretanha e a Blitz" nos leva de volta a um dos momentos mais sombrios…
Bala Perdida 3 : Lino (Alban Lenoir) está de volta — mais veloz, mais furioso…
Antes Só do Que Mal Casado Eddie Cantrow (Ben Stiller) é aquele tipo de cara…
Imagine um conflito onde não há tanques avançando sobre fronteiras, nem mísseis cruzando os céus.…
Um Lugar Bem Longe Daqui: Sucesso literário com mais de 15 milhões de cópias ganha…