Conhecimento

Cientistas identificam remédio natural que pode ajudar a tratar diabetes sem a necessidade de medicamentos

Pesquisadores confirmaram que um alimento básico encontrado em armários pode ser um remédio natural eficaz para tratar diabetes sem a necessidade de injeções de insulina, em um novo estudo promissor.

O gengibre, também conhecido como zingiber officinale, é usado há décadas para tratar de tudo, desde enjoos matinais até artrite, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Mas agora os pesquisadores dizem que os suplementos de gengibre podem ajudar a controlar o diabetes tipo dois, reduzindo significativamente os níveis de glicose no sangue e diminuindo o risco de doenças cardíacas, insuficiência renal e derrame.

Muitas vezes chamada de “assassina silenciosa”, a diabetes está se tornando um problema crescente em todo o Reino Unido, com estimativas de que 3,6 milhões de pessoas vivam com diabetes tipo dois somente na Inglaterra.

O diabetes tipo dois ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou a insulina produzida não funciona corretamente.

Isso causa um aumento nos níveis de açúcar no sangue, o que, se não for tratado, pode ser fatal.

Fatores de estilo de vida pouco saudáveis podem aumentar o risco de desenvolver a doença, e acredita-se que o aumento dos níveis de obesidade esteja por trás do aumento acentuado de casos.

No estudo atual , pesquisadores dos EUA revisaram cinco meta-análises de estudos anteriores para examinar se o gengibre pode tratar eficazmente a inflamação, o estresse oxidativo — um precursor de uma série de doenças graves, incluindo câncer — enjoos matinais e diabetes tipo dois.

Os cientistas agora dizem que o gengibre pode ser uma terapia natural eficaz para ajudar a controlar a condição, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis

Mas o mais intrigante é que eles também descobriram que o gengibre tem um efeito poderoso no controle glicêmico, o que significa que os pacientes podem tolerar melhor os carboidratos, que são conhecidos por aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Os pesquisadores também descobriram que o gengibre aumenta os níveis de proteína GLUT-4 no corpo, ajudando os músculos e as células de gordura a absorver a glicose do sangue para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Por fim, eles concluíram que a redução de um marcador de açúcar no sangue de longo prazo, chamado HbA1c, mostra que o gengibre pode ter efeitos duradouros, tornando-se uma terapia natural eficaz para quem sofre de diabetes.

Notavelmente, a dose típica de gengibre usada nesses estudos variou de um a três gramas por dia, o que, segundo os pesquisadores, poderia ter interferido nos resultados, dificultando determinar exatamente quanto gengibre um paciente precisaria para controlar os sintomas.

Agora, eles estão buscando conduzir mais testes em larga escala para definir a dosagem ideal e a melhor maneira de incorporar o poderoso ingrediente ativo na dieta do paciente.

As descobertas surgem após uma nova pesquisa alarmante que descobriu que pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 antes dos 40 anos têm uma taxa de mortalidade quatro vezes maior do que a população geral do Reino Unido.

Pessoas diagnosticadas antes dos 40 anos também tiveram uma taxa maior de complicações relacionadas ao diabetes, particularmente doenças microvasculares, como danos oculares e insuficiência renal.

A professora Amanda Adler, coautora do estudo, disse: “Nos últimos 30 anos, o número de jovens adultos diagnosticados com diabetes tipo 2 aumentou significativamente em todo o mundo.

‘As evidências até o momento sugerem que o diabetes tipo 2 de início mais precoce, caracterizado pela exposição mais precoce e prolongada a altos níveis de glicose no sangue, pode ser mais agressivo do que a doença de início mais tardio.’

Isso pode incluir deterioração mais rápida na função das células beta — as células do pâncreas que produzem e liberam insulina — e um risco maior de complicações, como doenças cardiovasculares e renais.

A autora principal, Dra. Beryl Lin, disse: “Nossos dados reforçam a necessidade de identificar proativamente jovens adultos com diabetes tipo 2 e fornecer cuidados de alta qualidade ao longo de suas vidas.

Texto originalmente publicado no site dailyMail traduzido e adaptado pela Revista Saber Viver Mais.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Saiba qual é o vício do século que causa ansiedade, insônia e dores no corpo

Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida de um número crescente de pessoas em todo…

2 horas ago

Especialistas alertam que “canetas emagrecedoras” podem deixá-lo CEGO

Duas das injeções de emagrecimento mais populares do mundo podem aumentar o risco de uma…

23 horas ago

Cuidado: fotos do seu filho podem estar nas mãos de pedófilos — saiba como protegê-lo agora!

🚨 **Alerta para todos os pais e mães!** 🚨 Aquela foto inocente do seu filho…

2 dias ago

Chupetas para adultos: a polêmica tendência que viralizou na China e está dividindo opiniões

Foto: reprodução redes sociais Imagine adultos andando pelas ruas, trabalhando ou até relaxando em casa……

2 dias ago

Médico de Harvard revela bebida da moda que pode matar células cancerígenas

Era uma bebida humilde do Japão , reverenciada por séculos em cerimônias tradicionais do chá.…

5 dias ago

Lua de Sangue: o espetáculo que vai parar o mundo em 7 de setembro de 2025

Prepare-se para testemunhar um fenômeno que une ciência, beleza e mistério. No dia 07 de…

5 dias ago