Conhecimento

Cientistas conseguem um passo importante para a cura do HIV. Eles eliminaram o vírus em animais

Pesquisadores da Escola de Medicina Lewis Katz da Universidade de Temple e do Centro Médico da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos eliminaram pela primeira vez o vírus responsável pela AIDS dos genomas de animais vivos.

O estudo, publicado dia 2 de julho na revista Nature Communications, marca um grande passo na direção ao desenvolvimento de uma possível cura para a infecção humana pelo HIV.

Esta foi a primeira vez na História que o procedimento foi bem sucedido em animais.

“Nosso estudo mostra que o tratamento para suprimir a replicação do HIV e a terapia de edição de genes, quando administrados sequencialmente, pode eliminar o HIV de células e órgãos de animais infectados”, disse um dos autores da pesquisa, Kamel Khalili, em comunicado.

O trabalho foi resultado dos esforços de uma equipe composta por imunologistas, biólogos moleculares e farmacologistas.

Hoje

Atualmente o tratamento para o HIV concentra-se no uso de terapia anti-retroviral (TAR), que suprime a replicação do vírus, mas não o elimina do organismo e precisa ser usado diariamente por quem tem a doença, caso contrário o microrganismo pode se recuperar e voltar a se replicar.

A persistência do HIV no corpo humano é diretamente atribuída à capacidade do vírus de integrar sua sequência de DNA aos genomas das células do sistema imunológico, onde ele fica inativo e fora do alcance dos medicamentos anti-retrovirais.

Laser Art

Anteriormente Khalili já havia editado o DNA de roedores com HIV com auxílio do CRISPR-Cas9, mas o sucesso só veio quando a técnica foi associada a uma tecnologia chamada de LASER ART, que impede o vírus de se replicar em níveis elevados ao longo de um longo período de tempo.

No geral, o laser reduz a necessidade de administração de medicamentos. Funciona juntamente com anti-retrovirais (transformados em nanocristais), que são distribuídos e armazenados nos tecidos onde o HIV está “dormente”, permitindo que as drogas sejam liberadas lentamente.

“A grande mensagem deste trabalho é que é preciso tanto o CRISPR-Cas9 quanto a supressão de vírus por meio de um método como o LASER ART, administrado em conjunto, para produzir uma cura para a infecção pelo HIV”, escreveu Khalili.

“Agora temos um caminho claro para avançar para testes em primatas não-humanos e possivelmente realizar ensaios clínicos em pacientes humanos durante o ano.”

Via:SNB

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Por que os antigos usavam bengalas — e o que isso tem a ver com energia e saúde

Por que os antigos usavam bengalas — e o que isso tem a ver com…

1 hora ago

Alok comove o Brasil ao pagar escolas particulares dos filhos de sua equipe: “O dinheiro não me faz falta, mas o futuro deles faz.”

Enquanto muitos artistas celebram o sucesso com luxo e ostentação, o DJ Alok está fazendo…

2 horas ago

Filme sobre o crime no Rio volta a bombar após megaoperação — buscas disparam 488%!

Após a megaoperação policial no Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro…

1 dia ago

A Rainha Não Nasce, Ela é Criada: o Segredo das Abelhas que Pode Mudar a Forma Como Você Vê a Vida

Quando uma colmeia perde sua rainha, tudo parece desmoronar. Sem ela, não há ovos, não…

1 dia ago

A série brasileira que tomou conta da Netflix e ninguém consegue parar de assistir!

A Netflix lançou nesta quarta-feira (29) a série “Os Donos do Jogo”, que mergulha no…

1 dia ago

Enquanto você procura o produto certo, outros afiliados estão vendendo com vídeos prontos — descubra como!

O segredo dos afiliados que mais vendem na Shopee: eles não postam qualquer vídeo —…

3 dias ago