Conhecimento

Cidade cria Samu Animal, serviço pioneiro no País – Assista ao vídeo

Programa municipal conta com UTI Móvel para atender animais abandonados em situação de alto risco.

Desde 2017, Campinas conta com um serviço pioneiro no País, o Samu Animal, para atender animais abandonados em situação de alto risco. O programa possui uma ambulância equipada para o transporte de bichos feridos por atropelamento, maus-tratos ou os que estão gravemente debilitados por doenças.

O programa é semelhante ao do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para pacientes humanos porque o atendimento animal cumpre o mesmo procedimento de resgate e transporte que evita que os pacientes sofram traumas adicionais caso não sejam corretamente imobilizados durante o socorro.

“É um trabalho importante na nossa cidade. Os animais têm um grande valor para as pessoas, nas nossas vidas. Quem tem animal em casa sabe disso”, comenta o prefeito Jonas Donizette.

O serviço faz parte do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Pode ser acionado pelo 156 ou pelo 199, na Defesa Civil, fora do horário de expediente, aos finais de semana e feriados.

“Nós começamos a perceber que existe uma incidência muito grande de atropelamento de animais nas ruas de Campinas. Nós temos motorista, socorrista e o médico veterinário. Samu é uma UTI Móvel, com todos os meios para o suporte de vida do animal”, diz o diretor do DPBEA, Paulo Anselmo Nunes Felippe.

RESGATE

A ambulância tem maca para remoção, tubo de oxigênio e os demais dispositivos para pronto atendimento. O veículo faz os resgates por determinação do DPBEA. São em média quatro resgates por dia.

A estimativa é de que Campinas tenha perto de 20 mil cães e gatos de rua, com base em parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os animais resgatados são levados para recuperação no Canil Municipal, onde permanecem disponíveis para adoção, ou ONGs conveniadas.

“Chegando aqui, temos laboratórios contratados pela prefeitura para fazer radiologia e ultrassom. Aqui temos centro cirúrgico e três veterinários para fazer todo o acompanhamento”, comenta o socorrista Josué Gomes.

“Salvamos praticamente 95% dos animais abandonados e atropelados com o Samu Animal”, afirma a veterinária Nayra Ribeiro de Novaes.

Assista ao video:

Fonte:Sorocaba Nice

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Precisa do INSS? Veja por que os atendimentos pararam em todo o Brasil

Em nota, o INSS informou que a paralisação foi causada por uma interrupção temporária nos…

2 horas ago

China cria drone do tamanho de um inseto e levanta debate sobre guerras do futuro

O que é o drone mosquito da China O chamado drone mosquito é um microdron…

4 horas ago

Filme com Josh Hartnett explode na Netflix, prende do início ao fim e entra no Top 10

A trama, dirigida por M. Night Shyamalan, acompanha Cooper (Josh Hartnett) e sua filha Riley…

6 horas ago

“Alerta ao consumidor: Anvisa manda retirar estes alimentos de prateleiras em todo o país”

Anvisa proíbe venda de doce de leite, azeite e sal grosso de três marcas conhecidas…

1 dia ago

Alerta aos pais: brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia

Alerta aos pais: brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia…

1 dia ago

Vírus Nipah: por que aeroportos do mundo voltaram a reforçar triagens de saúde

Casos de vírus Nipah na Índia reacendem alerta global e levam aeroportos a reforçar vigilância…

1 dia ago