Por: Vitor Paiva
Se cada ouro olímpico para o Brasil é celebrado como a grande conquista que de fato é, esse outro ouro, numa olimpíada também diferente, merece toda celebração: trata-se do feito de Mariana Bigolin Groff, a jovem gaúcha que ficou em primeiro lugar na 8a Olimpíada Europeia de Matemática (EGMO, em inglês). Aos 17 anos, Mariana conquistou a medalha de ouro em Kiev, na Ucrânia, onde o evento aconteceu entre os dias 7 e 13 de abril.
Mariana e uma de suas tantas medalhas
E nas competições acadêmicas Mariana é uma verdadeira superatleta: a gaúcha já conquistou 28 medalhas em competições nacionais e 5 em competições internacionais. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ela já conquistou o ouro 6 vezes, e sua coleção de medalhas se estende para astronomia, informática, química e física.
Mariana já havia declarado que brilhar na competição era seu grande sonho. Ela recentemente deixou a escola pública que estudava no interior do Rio Grande do Sul por uma bolsa em uma escola particular em Fortaleza. Esta é a terceira participação brasileira na EGMO, com 9 medalhas conquistadas ao todo, e uma menção honrosa. Na classificação em grupo, o Brasil acabou em 20o colocado entre 49 países, com uma equipe formada por alunas de todo o país.
Via:Hypeness
A ciência mostra que conversar com os cães é um comportamento comum, saudável e até…
Essas receitas foram pensadas para tornar a ceia de Natal mais prática, acessível e saborosa,…
Segundo a psicologia, balançar as pernas constantemente não tem um único significado fixo — o…
O homem que ganhou na loteria 14 vezes — e a matemática simples por trás…
Como ajudar as pessoas a passarem o final de ano em paz (mesmo quando tudo…
Muitos adultos descobrem tarde demais — e isso muda tudo. Durante anos, eles se sentiram…