Conhecimento

Biólogo está recuperando sozinho um manguezal no Brasil

Os mangues são ecossistemas muito importantes na natureza, pois funcionam muitas vezes como um espaço para que filhotes de peixes, crustáceos, mamíferos e até mesmo aves possam encontrar abrigo contra predadores enquanto crescem. Porém, muitos destes espaços estão sendo constantemente destruídos pela construção de hotéis e especulação imobiliária em algumas regiões.

O mangue da Lagoa de Itaipu, em Niterói, estava passando por esse processo, tendo alguns de seus trechos degradados e assoreados. Se não fosse o olhar atento e a dedicação do biólogo marinho Luiz Gonzaga, o local continuaria assim. Porém, ele colocou suas mãos para trabalhar a serviço da natureza, plantando sozinho mais de 2 mil mudas de vegetação rasteira no local, desde 2012.

A primeira região reflorestada por ele foi a beira do canal Camboatá, cuja vegetação já se encontra suficientemente grande. A iniciativa ocorre em parceria com o Parque Estadual da Serra do Tiririca, que disponibiliza material, transporte e pessoal para que o projeto possa ser desenvolvido.

Mesmo assim, o trabalho fica por conta de Luiz Gonzaga, que utiliza as sementes do próprio local, que são deixadas quando a maré esvazia, e, com isso, não precisa gastar nada para recuperar a vegetação. As garrafas PET abandonadas na região também são reutilizadas, servindo para envolver as mudas e protegê-las dos caranguejos, que são herbívoros.

Com a recuperação do mangue, já é possível encontrar por lá diversos crustáceos, aves e peixes, que fazem desse ecossistema o seu habitat.

Via:Hypeness

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Share
Published by
Saber Viver Mais

Recent Posts

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente Especialista apresenta ferramenta para…

5 meses ago

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali Salvador Dali foi um pintor surrealista espanhol…

6 meses ago

Como prevenir as constipações no Outono?

Como prevenir as constipações no Outono? A constipação, assim como a gripe, está entre as…

6 meses ago

Transplante de fezes – Dr Barakat

Por: Dr. Barakat A Anvisa iniciou um processo para a regulamentação do transplante de fezes…

9 meses ago

Os perigos do Wi-Fi – Dr. Barakat

Por: Dr. Barakat Não quero parecer alarmista ou defender que todos passemos a viver como…

9 meses ago

Dicas para manter a saúde mental anote todas!

A saúde mental é um aspecto importante do bem-estar geral de uma pessoa. Algumas dicas…

9 meses ago