Conhecimento

Após humilhar guarda municipal, desembargador terá 15 dias para se explicar ao CNJ

O desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), terá 15 dias a partir de domingo (19), para explicar sua conduta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Eduardo Almeida caminhava em uma praia sem o uso da máscara facial que é obrigatória no município, quando foi abordado por um guarda municipal que o multou por descuprimento da Lei. Em um vídeo é possível ver o desembargador dizendo que iria rasgar a multa e jogar na cara do agente e ainda chamá-lo de analfabeto. (Veja o vídeo abaixo).

Violação de lei

O ministro Humberto Martins, que é corregedor nacional da Justiça, vê a ação do desembargador no vídeo como indícios de possível violação aos preceitos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura, que impõem a necessidade de averiguação pelo CNJ.

Após os fatos expostos, O desembargador terá 15 dias para responder ao corregedor nacional Humberto Martins. Porém as ações não param por ai, o TJ-SP, informou que também vai apurar a conduta do desembargador.

Em uma nota Tribunal de Justiça de São Paulo, “ao tomar conhecimento, determinou imediata instauração de procedimento de apuração dos fatos, requisitou a gravação original e ouvirá, com a máxima brevidade, os guardas civis e o magistrado”.

“O TJ-SP não compactua com atitudes de desrespeito às leis, regramentos administrativos ou de ofensas às pessoas. Muito pelo contrário, notadamente em momento de grave combate à pandemia instalada, segue com rigor as orientações técnicas voltadas à preservação da saúde de todos”, afirma a nota.

O que disse a Prefeitura de Santos

A prefeitura municipal, declarou que “repudia o ato de desrespeito cometido contra os guardas municipais” e disse ser veementemente “contra qualquer ato de abuso de poder” e, por meio do comando da GCM, dá total respaldo ao efetivo que atua na proteção do bem público e dos cidadãos.

Entenda o caso

A guarda municipal estava fazendo uma força-tarefa no sábado (18), quando abardou o desembargador, conforme aparece nas imagens divulgadas na internet, entretanto a multa foi aplicada após o mesmo se recusar a colocar a máscara.

Então após a total recusa, a multa foi aplicada no valor de R$ 100,00. “Trata-se de um caso de reincidência: o mesmo cidadão já foi multado em outra data por cometer a mesma infração”, informou o município.

O desembargador ainda conforme a imagens, ligou para o secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel. Entretanto o secretário “deu total apoio à equipe que fez a abordagem e a multa foi lavrada na tarde desse sábado (18)”. Após a entrega da multa, o desembargador rasgou o papel e jogou no chão, conforme mostra o vídeo. Como Siqueira ainda jogou lixo no chão, ganhou mais uma multa de R$ 150,00, conforme a Lei Cidade sem Lixo.

Assista ao vídeo:

Com informações:R7

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Cientistas criam células que eliminam o câncer — e o resultado está chocando o mundo!

Uma notícia vinda dos laboratórios do MIT e de Harvard está dando o que falar…

6 horas ago

Descubra se você tem CENOSILICAFOBIA!

CENOSILICAFOBIA: o medo curioso (e bem real) de ver o copo de cerveja vazio Você…

7 horas ago

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15 minutos

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15…

1 dia ago

Jovem de 15 anos cria sabonete que pode ajudar a tratar o câncer de pele — e conquista o mundo!

Por que ele funciona tão bem: Em agosto de 2024, a revista TIME nomeou Heman…

1 dia ago

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua boca

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua…

1 dia ago

Mulheres constroem vila onde homens são proibidos

O Refúgio Secreto das Mulheres: Onde homens são proibidos Imagine um lugar onde você não…

2 dias ago