Inspiração

Afastamentos dolorosos antecedem encontros especiais

Por Prof. Marcel Camargo

A vida costuma ser muito dura, às vezes, o que nos leva a ter que recorrer a tudo o que possa trazer um pouco de consolo. Quando o chão parece ruir, quando nada mais vislumbrar alguma saída, costumamos nos agarrar àquilo que resta dentro de nós, porque então nada lá fora parece poder ajudar de alguma forma.

Nos momentos de dor é que nossa espiritualidade aflora mais fortemente, pois temos que nos reestruturar sozinhos, a partir do que possuímos aqui dentro, retirando motivação e esperança de onde prevalece tristeza e desesperança. É então que a gente busca uma compreensão embasada na fé, na força interior, na ajuda de um ser supremo, do universo, enfim, de alguma energia invisível que traga luz, esperança, motivação e aceitação.

Acreditar que o amanhã será melhor, que tudo tem uma razão de ser, tudo é aprendizado, portanto, não pode ser tido como pensamento simplista sem fundamento, como um mero consolo bobo. Trata-se, sim, de uma postura que alenta e nos motiva a não desistir, não paralisar, não permanecer encostado na dor. Entender os sofrimentos como um preparatório para mudanças positivas que virão nos abre as portas para que enxerguemos um futuro menos denso e triste.

E é assim que deve ser, quando dos rompimentos que pontuam a nossa jornada. É preciso acreditar que aquela dor passará, que o que foi embora não era para ter sido, que o que saiu abrirá espaço para que o novo chegue e preencha o vazio com verdade, amor e felicidade renovada. É preciso ter a esperança de que seremos felizes, porque temos o direito de viver junto a pessoas que torcem por nós e devolvam afeto na mesma medida do que temos a oferecer.

Se tivermos paciência para aguardar a passagem do tempo, perceberemos, lá na frente, que muitas coisas e muitas pessoas saíram de nossas vidas e não deixaram saudade alguma, muito pelo contrário. Perceberemos que ficamos mais fortes, mais sábios, mais gente de verdade, porque sobrevivemos às quebraduras que a vida provoca. Sobrevivemos e sobreviveremos, pois há muito ainda ali na frente que iremos encontrar sorrindo.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Anvisa proibe venda de leite condensado apos teste identificar bactérias

Anvisa proibe venda de leite consdensado apos teste microbiológico identificar bactérias Agência Nacional de Vigilância…

14 minutos ago

Nutricionista faz alerta urgente sobre consumo de chia e surpreende quem usa o “superalimento” todos os dias

Nutricionista alerta para consumo excessivo de chia e orienta sobre quantidade segura A chia é…

38 minutos ago

Prefeitura de Palmital causa polêmica ao usar humor ácido contra descarte de lixo — campanha divide opiniões e viraliza

‘Quem joga lixo aqui é corno assumido’: campanha contra descarte irregular usa humor e viraliza…

48 minutos ago

EXPLODIU NA NETFLIX! Série eletrizante de suspense e investigação se torna a mais assistida do momento e conquista o público.

A trama acaba de chegar ao catálogo da Netflix trazendo uma combinação intensa de suspense,…

1 dia ago

ALERTA DOS CIENTISTAS: Refrigerante pode prejudicar o fígado mais rápido que o álcool — e muita gente não sabe!

Estudo alerta que consumo excessivo de refrigerante pode causar danos ao fígado semelhantes aos do…

3 dias ago

Não ter amigos é normal? O que a psicologia revela sobre quem vive sem vínculos próximos

O que significa não ter amigos, segundo a psicologia? Não ter amigos pode ter significados…

3 dias ago