Categories: Sem categoria

Adolescente paraibano leu mais de 500 livros: ‘prazer de viajar sem sair do lugar’

Autor: Albani Borges dos Reis

Samyr Medeiros, um garoto paraibano que já leu mais de 500 livros
O Verdadeiro Prazer da Leitura.

Esta, é uma história que devemos contar e, repassar para servir de exemplo, não somente para crianças e adolescentes, como também para adultos. Pessoas idosas, aposentados que se encontram em situação de stress, quando desenvolvem o hábito pela leitura, vê sua situação mudar rapidamente. Com certeza, com isto, terão uma sobrevida com mais qualidade.

Vem da Paraíba, a interessante história de um garoto adolescente, de 12 anos, que até o ano de 2018, já tinha atingido a merca de 500 livros lidos.

O garoto nasceu na Comunidade do Aratu, em João Pessoa, foi alfabetizado ainda novo, e logo descobriu o hábito da leitura. Nunca mais parou de ler livros de todas as categorias. Sua mãe conta que o incentivou desde a gravidez, contando histórias infantis para ele, e quando nasceu, continuou lendo livros e contando histórias.

Depois, ele próprio, antes mesmo de ser alfabetizado, contava para ela as histórias a partir das figuras de livros infantis ilustrados. A mãe de Samyr, Renata Medeiros, diz que catalogava os títulos lidos, e conta que ele chegou a ler um livro por dia, e leu um livro de 217 páginas em um só dia. Quando ele chegou na marca dos 500 livros em 1918, ele parou de catalogar. Agora está prestes a tingir a marca de mil livros.

Como a família não conseguia comprar tantos livros para o garoto ler, os amigos e familiares emprestavam os seus. Ela conta que ele ia até as livrarias de João Pessoa, e lia, lá mesmo, o que interessava. Ele conta que os seus preferidos são da série Diário De Um Banana, do autor norte-americano Jeff Kinney. Também, muitas crônicas de Luiz Fernando Veríssimo e o clássico Pequeno Príncipe, que tem em dois exemplares: o original e uma na versão do Maurício de Souza.

O incentivo para que a criança adquira o saudável hábito da leitura é extremamente importante, e começa antes mesmo da criança nascer. A mãe que conversa com o filho nesta fase deve saber que ele está atento e aprende mesmo nesta fase.

A leitura trouxe para ao filho, bons hábitos em todas as áreas do seu desenvolvimento, afirma a mãe de Samyr. Ajudou a criar nele um senso crítico apurado, inclusive a autocritica, conversas saudáveis, boa argumentação e personalidade própria. Quem tem o hábito de ler com frequência, fala bem, sabe colocar e defender suas ideias, além de se preparar para concursos e desenvolver bem o seu trabalho. Sem contar os benefícios para a saúde mental, que melhora significativamente a irrigação do cérebro e o processo da memória.

Não há limites de idade para praticar a leitura, mesmo em nosso país em que os livros são caros e muitas vezes inacessíveis às pessoas de baixa renda. Para quem interessa ler, são barreiras que podem ser vencidas com a criatividade inata dos brasileiros.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Hugh Jackman surge irreconhecível como Robin Hood em filme sombrio da A24

Hugh Jackman surge quase irreconhecível como Robin Hood em novo filme da A24 — e…

21 horas ago

Por que sentimos formigamento quando uma parte do corpo fica dormente? A ciência explica

Por que sentimos formigamento quando uma parte do corpo fica dormente? A ciência explica Todo…

22 horas ago

Novo romance da Netflix explode no Top 10 e aquece o coração

Em “De Férias com Você”, Poppy e Alex são melhores amigos que sempre usaram as…

23 horas ago

Como Bauman previu o maior medo de todas as pessoas na modernidade — e quase ninguém percebeu

Como Bauman previu o maior medo de todas as pessoas na modernidade — e quase…

23 horas ago

Homem decide viver sozinho em observatório abandonado na Patagônia — e sua história comove o mundo

Enquanto milhões fogem do silêncio, um homem decidiu abraçá-lo. Aos 35 anos, Javier Soto fez…

2 dias ago

IA reconstrói possível rosto de Jesus com base no Santo Sudário de Turim

Guardado na cidade de Turim, o Santo Sudário é um lençol de linho que traz…

2 dias ago