A inovadora interface cérebro-espinhal da China reativa nervos adormecidos, permitindo que pessoas paralisadas voltem a andar em 24 horas.
Em um avanço médico histórico, cientistas na China possibilitaram que pacientes paralisados voltassem a andar utilizando o primeiro implante cérebro-espinhal do mundo.
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Fudan, em Xangai, o procedimento minimamente invasivo implanta minúsculos chips de eletrodos tanto no cérebro quanto na medula espinhal, restabelecendo a comunicação perdida entre os dois. Diferente das interfaces cérebro-computador (BCIs) tradicionais, este novo sistema estimula diretamente vias nervosas adormecidas, iniciando um rápido processo de remodelação neural.
Os resultados são notáveis: quatro pacientes recuperaram o movimento das pernas em 24 horas após a cirurgia, e alguns começaram a andar em poucas semanas. O primeiro voluntário, um homem de 34 anos paralisado após uma queda, conseguiu levantar as pernas no dia seguinte à operação e caminhar cinco metros com apoio apenas duas semanas depois. Diferente de estudos anteriores, que exigiam meses para mostrar progresso, este sistema reduz drasticamente o tempo de recuperação.
Inteiramente desenvolvido na China, esse avanço representa um salto significativo na neurotecnologia e oferece uma nova esperança para milhões de pessoas que vivem com lesões na medula espinhal em todo o mundo.
Fonte: /Fudan University
A Arte de Correr na Chuva conta a história de Enzo, um golden retriever com…
Quem disse que estilo tem idade? Em 2025, mulheres com mais de 50 estão provando…
fotos Survival Você já imaginou que, em pleno século XXI, ainda existem povos vivendo como…
Elon Musk e o “truque dos espaços”: como a Tesla descobriu o vazador em 2008…
Drama turco que acabou de chegar na Netflix está partindo corações e deixando milhões em…
Uma descoberta científica pode mudar para sempre a forma como o câncer de intestino —…