Dentre os macronutrientes, a gordura é o mais energético fornecendo 9kcal por grama.
Em uma dieta normal, segundo as recomendações tradicionais, o consumo de gorduras na dieta pode variar de 20 a 30% das calorias totais, onde as necessidades de gorduras devem ser completadas com ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6 (gorduras polinsaturadas), gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes) e gorduras saturadas (proteína animal e coco).
Uma das principais funções das gorduras é servir de reserva energética, armazenamento/transporte de alguns tipos de vitaminas e proteção de órgãos vitais.
1. Todo mundo precisa das gorduras? Sim! É um macronutriente vital.
2. E as gorduras saturadas? Precisamos dela? Sim, pelo menos 10% da ingestão total de gorduras deve ser proveniente de gorduras saturadas.
3. Aumenta o colesterol? NÃO! Mil vezes não. O desequilíbrio de colesterol e triglicérides está diretamente relacionado com a ingestão de CARBOIDRATOS.
4. Causa infarto? NÃO! Mesmo na estratégia cetogênica, em que o consumo de gorduras gira em torno de 70%, não foi observado risco cardíaco ou dislipidemias segundo estudos.
5. Qual melhor horário para ingerir? Depende. Gosto muito de ofertar pela manhã e nos lanches intermediários para trazer saciedade. De pré treino também é uma excelente opção.
6. Posso comer gorduras para emagrecer? Não só pode como deve. A presença das gorduras em estratégia para emagrecimento é fundamental para a saciedade e regulação hormonal.
7. Alerta: a gordura trans, a mais nociva para a nossa saúde, NÃO é encontrada na natureza — é produzida pela indústria com o intuito de transformar gorduras líquidas em sólidas ou semissólidas. Sabe a crocância presente nos alimentos de “pacotinho”? Pois bem, é mérito da gordura trans! Ou seja, coma a gordura proveniente da COMIDA de VERDADE (como sempre) e está tudo certo.
Entenderam?
Siga o Facebook da Nutricionista Pâmela Terra aqui!
Meu Ano em Oxford acompanha a jornada de Anna De La Vega, uma jovem americana…
Rampage — Destruição Total acompanha Davis Okoye (Dwayne Johnson), um primatologista solitário que mantém um…
Sob o impacto de um dos maiores terremotos da história… Na manhã desta 30 de…
Por que estamos tão cansados, tão ansiosos, tão tristes — e por que ninguém fala…
Você já sentiu um cheiro inusitado no ar, algo que parecia surgir do nada, sem…
Três décadas se passaram desde que Happy Gilmore se consagrou como campeão do U.S. Open…