Este hábito comum pode ser mais prejudicial do que você imagina, com consequências sérias para a sua visão a longo prazo
Um hábito comum, realizado por muitos de forma quase automática, que à primeira vista parece inofensivo, pode representar um perigo para a saúde dos seus olhos.
Se você não conseguir se policiar e corrigir esse hábito, há grandes chances de causar danos severos aos seus olhos, gerando condições que ameaçam a visão de forma irreversível.
O Dr. Robert Steinmetz, um optometrista, em declarações ao portal norte-americano Parade, implora para que as pessoas abandonem essa prática imediatamente.
Segundo o especialista o ato de semicerrar os olhos, uma resposta fisiológica natural à luz intensa, quando se torna recorrente pode se tornar um problema.
“Quando você cria o hábito de ler ao ar livre, mesmo por curtos períodos, desenvolve o hábito de danificar tecidos saudáveis, resultando em linhas finas, rugas e até catarata”, diz o especialista.
Por isso, atividades como ler livros ou até mesmo usar o celular ao ar livre, sem a proteção adequada para os olhos, podem causar danos ao tecido ocular saudável.
Com o tempo, esses danos acumulados aumentam o risco de problemas como a catarata, que é uma das principais causas de cegueira.
Muitas pessoas que usam óculos de leitura não sabem que esses óculos geralmente não protegem contra os raios UV (ultravioleta) do sol. Isso deixa os olhos e a pele fina ao redor deles expostos a danos.
Segundo o Dr. Steinmetz, em entrevista à Parade, essa área é delicada e muitas vezes esquecida na hora de passar protetor solar, porque o produto pode causar desconforto.
O uso de óculos de sol baratos e sem proteção UV adequada pode piorar a situação, porque as lentes escuras fazem as pupilas dilatarem, deixando os olhos mais expostos à radiação prejudicial. A córnea, que é a parte transparente na frente do olho, pode sofrer queimaduras, assim como a pele.
Por isso, o Dr. Steinmetz recomenda usar óculos de sol de boa qualidade, polarizados e com proteção 100% contra os raios UV. O especialista faz um alerta que comprar óculos certificados não é luxo, mas uma forma importante de proteger a visão para o futuro.
fonte: ND+
Indomável é a nova sensação da Netflix e já tomou o topo do ranking mundial,…
Preta Gil e os sinais ignorados: um alerta que emocionou o Brasil A cantora Preta…
“Fragmentado”, de M. Night Shyamalan, é um thriller psicológico que mergulha fundo na instabilidade da…
Até a Última Gota acompanha a luta desesperada de Janiyah, uma mãe solteira que enfrenta…
Labubu e a Geração Z: O Que Esses Bonequinhos Realmente Representam Se você já se…
Todos Menos Você Inspirado na comédia clássica de William Shakespeare, Much Ado About Nothing, este…