Conhecimento

O que significa ser viciado em limpeza e organização, segundo a psicologia

imgaem reprodução redes sociais

Alguém que é viciado em limpeza tem a necessidade de manter seus ambientes limpos e organizados o tempo todo. A psicologia associa esse comportamento a um certo grau de transtorno obsessivo-compulsivo ou ao desejo de controlar o ambiente que não podem ser controladas na própria vida.

Entretanto, a limpeza e arrumação dos espaços de casa podem ser muito benéficas se você não for viciado em limpeza e fazer as coisas de forma compulsiva e desesperada.

A seguir, essa matéria mostra os efeitos da limpeza em nosso cérebro e os motivos pelos quais algumas pessoas precisam manter tudo limpo e arrumado o tempo todo, conforme explicado por especialistas em psicologia.

A ordem e a limpeza são aliadas na organização de tarefas da vida. Arrumar e limpar a casa e os espaços de trabalho é um comportamento positivo e ao mesmo tempo uma faca de dois gumes para o viciado em limpeza.

Quais são os efeitos da limpeza no cérebro, segundo a psicologia

Uma casa limpa e arrumada é um espaço que favorece a saúde mental. Nosso cérebro acomoda ideias e reduz os níveis de ansiedade em ambientes arrumados e organizados.

Segundo a neuropsicóloga Diane Roberts Stoler os ambientes desordenados agem como uma distorção visual que aumenta a sobrecarga cognitiva.

Quem é viciado em limpeza e arruma seus espaços regularmente tem benefícios calmantes para a mente. Essa arrumação age como um redutor do estresse, da sobrecarga e do bem-estar emocional.

Um estudo realizado pelo Center on Everyday Lives and Families da Universidade da Califórnia descobriu que os entrevistados que viviam em uma casa mais bagunçada tendiam a desenvolver menor autoestima, estresse e humor mais negativo.

Por outro lado, as famílias que vivem em casas mais limpas e arrumadas apresentam níveis de estresse mais baixos, maior produtividade, autoestima e sono de qualidade.

Além disso, os espaços arrumados têm menos chance de acumular ácaros, bactérias, fungos e todos os tipos de organismos perigosos para a saúde.

Por que o viciado em limpeza precisa manter tudo limpo e arrumado?

Segundo a psicologia, a necessidade de o viciado em limpeza manter os espaços limpos e arrumados o tempo todo pode estar ligada a traços de personalidade, padrões de pensamento e traumas passados.

Esse comportamento é chamado de “arrumação preparatória” e geralmente está associado a características positivas e negativas. As pessoas que apresentam esse comportamento tendem a ser mais detalhistas, planejadas e organizadas.

Por outro lado, a limpeza e a arrumação compulsivas estão relacionadas a certos problemas de ansiedade, à necessidade de controle constante e à rigidez cognitiva.

Fonte: ND+

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Pessoas ficam chocadas ao ver o quarto do Papa Francisco — Veja a história por trás da simplicidade

As imagens do quarto do Papa Francisco, divulgadas após sua morte em 21 de abril…

2 dias ago

4 Filmes com Denzel Washington na Netflix Tão Bons que Você Vai Querer Rever!

Alguns atores entregam atuações sólidas; Denzel Washington vai além, transformando qualquer personagem em pura presença.…

4 dias ago

Cuidado: Narcisistas adoram dizer isso para te destruir — veja como reagir, segundo um psicólogo de Harvard

Como se fosse uma epidemia, parece que cada vez mais narcisistas vivem entre nós. Pessoas…

4 dias ago

O Tesouro cinematográfico que te leva a um enigma de Agatha Christie na Netflix

Em O Alfaiate, dirigido por Graham Moore, o suspense é construído de maneira sutil e…

6 dias ago

Surpreendente e inesquecível: o filme mais bonito de 2025 na Netflix não é de Hollywood!

O casamento, abordado no filme sueco Os Altos e Baixos do Amor, é visto como…

6 dias ago

Angelina Jolie na Netflix: a comédia perfeita para desligar a mente

Em Uma Vida em Sete Dias, Angelina Jolie interpreta Lanie Kerrigan, uma repórter ambiciosa que…

6 dias ago