Conhecimento

O que significa ser viciado em limpeza e organização, segundo a psicologia

imgaem reprodução redes sociais

Alguém que é viciado em limpeza tem a necessidade de manter seus ambientes limpos e organizados o tempo todo. A psicologia associa esse comportamento a um certo grau de transtorno obsessivo-compulsivo ou ao desejo de controlar o ambiente que não podem ser controladas na própria vida.

Entretanto, a limpeza e arrumação dos espaços de casa podem ser muito benéficas se você não for viciado em limpeza e fazer as coisas de forma compulsiva e desesperada.

A seguir, essa matéria mostra os efeitos da limpeza em nosso cérebro e os motivos pelos quais algumas pessoas precisam manter tudo limpo e arrumado o tempo todo, conforme explicado por especialistas em psicologia.

A ordem e a limpeza são aliadas na organização de tarefas da vida. Arrumar e limpar a casa e os espaços de trabalho é um comportamento positivo e ao mesmo tempo uma faca de dois gumes para o viciado em limpeza.

Quais são os efeitos da limpeza no cérebro, segundo a psicologia

Uma casa limpa e arrumada é um espaço que favorece a saúde mental. Nosso cérebro acomoda ideias e reduz os níveis de ansiedade em ambientes arrumados e organizados.

Segundo a neuropsicóloga Diane Roberts Stoler os ambientes desordenados agem como uma distorção visual que aumenta a sobrecarga cognitiva.

Quem é viciado em limpeza e arruma seus espaços regularmente tem benefícios calmantes para a mente. Essa arrumação age como um redutor do estresse, da sobrecarga e do bem-estar emocional.

Um estudo realizado pelo Center on Everyday Lives and Families da Universidade da Califórnia descobriu que os entrevistados que viviam em uma casa mais bagunçada tendiam a desenvolver menor autoestima, estresse e humor mais negativo.

Por outro lado, as famílias que vivem em casas mais limpas e arrumadas apresentam níveis de estresse mais baixos, maior produtividade, autoestima e sono de qualidade.

Além disso, os espaços arrumados têm menos chance de acumular ácaros, bactérias, fungos e todos os tipos de organismos perigosos para a saúde.

Por que o viciado em limpeza precisa manter tudo limpo e arrumado?

Segundo a psicologia, a necessidade de o viciado em limpeza manter os espaços limpos e arrumados o tempo todo pode estar ligada a traços de personalidade, padrões de pensamento e traumas passados.

Esse comportamento é chamado de “arrumação preparatória” e geralmente está associado a características positivas e negativas. As pessoas que apresentam esse comportamento tendem a ser mais detalhistas, planejadas e organizadas.

Por outro lado, a limpeza e a arrumação compulsivas estão relacionadas a certos problemas de ansiedade, à necessidade de controle constante e à rigidez cognitiva.

Fonte: ND+

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15 minutos

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15…

14 horas ago

Jovem de 15 anos cria sabonete que pode ajudar a tratar o câncer de pele — e conquista o mundo!

Por que ele funciona tão bem: Em agosto de 2024, a revista TIME nomeou Heman…

15 horas ago

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua boca

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua…

17 horas ago

Mulheres constroem vila onde homens são proibidos

O Refúgio Secreto das Mulheres: Onde homens são proibidos Imagine um lugar onde você não…

2 dias ago

O Segredo do Corpo que Pode Prevenir o Envelhecimento e Doenças Graves

O Segredo do Corpo que Pode Prevenir o Envelhecimento e Doenças Graves O biólogo japonês…

2 dias ago

Brasil inaugura a maior biofábrica de mosquitos do mundo

Imagine um país onde o mosquito deixa de ser inimigo — e passa a ser…

2 dias ago