Conhecimento

O que significa não gostar de tomar banho, segundo a psicologia

O hábito de tomar banho é essencial para a higiene. Mesmo assim, existem pessoas que tendem a não gostar de tomar banho, o que pode estar relacionado a fatores psicológicos, desde fases normais do desenvolvimento infantil até transtornos de saúde mental.

Vale ressaltar que a higiene pessoal evita a proliferação de bactérias e reduz o risco de infecções na pele. Além disso, um estudo da Universidade de Freiburg indica que banhos quentes podem estimular a produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.

Apesar desses benefícios, algumas pessoas demonstram resistência ao banho. Esse comportamento pode ter causas diversas, dependendo da idade e do contexto individual.

Por que algumas crianças tendem a não gostar de tomar banho?

Na infância, não gostar de tomar banho pode ser uma fase comum do desenvolvimento. Conforme o psicólogo Borja Quicios, muitas crianças entre dois e quatro anos passam pela fase do não, onde desafiam regras para afirmar sua autonomia.

Outra razão pode estar ligada a experiências negativas, como escorregar na banheira ou sentir o sabonete arder nos olhos. Além disso, pesquisas do Journal of Child Psychology mostram que crianças pequenas têm uma imaginação ativa e podem desenvolver medos irracionais, como o receio de serem sugadas pelo ralo.

Por isso, para ajudar, os especialistas recomendam tornar o momento do banho lúdico, com brinquedos aquáticos, por exemplo.

O banho na adolescência e na vida adulta

Alguns adolescentes tendem a não gostar de tomar banho, e isso pode estar relacionado à preguiça ou a uma rotina desorganizada. No entanto, em alguns casos, pode ser sinal de transtornos psicológicos.

Vale destacar que a psiquiatra Lindsay Standeven, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, explica que a depressão pode levar ao abandono da higiene pessoal devido à fadiga extrema e à falta de motivação.

Além disso, outros fatores também influenciam a rotina de higiene. Pessoas que enfrentam burnout ou estresse intenso podem priorizar outras tarefas e enxergar o banho como algo secundário.

Ablutofobia: medo irracional de tomar banho

Em casos mais graves, a recusa ao banho pode estar relacionada à ablutofobia, um medo irracional e intenso da higiene pessoal. Segundo a revista Psychological Medicine, essa condição pertence ao grupo das fobias específicas e pode surgir após experiências traumáticas na infância.

Nas crianças, a ablutofobia pode ser confundida com resistência comum ao banho, mas a diferença está na intensidade do medo e na ansiedade associada a prática. Já em adultos, a fobia pode comprometer a vida social e profissional.

Agora que você já sabe o que significa não gostar de tomar banho, para casos mais sérios, buscar orientação profissional pode ser fundamental para cuidar da saúde mental e ter mais qualidade de vida.

Fonte: ND+

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Anvisa proíbe fabricação e venda de café após identificar irregularidades sanitárias

Anvisa proíbe fabricação e venda do “Café de Açaí” da marca Du Brasil após identificar…

20 horas ago

Rússia anuncia vacina contra o câncer “pronta para uso”

O que a Rússia anunciou A Agência Federal Médico-Biológica da Rússia (FMBA) afirmou que uma…

20 horas ago

Dobra na orelha pode indicar risco de infarto? Morte de Madeirite gerou debate nas redes.

Dobra na orelha pode indicar risco cardíaco? Entenda o que é o Sinal de Frank…

21 horas ago

Ela voltou! Série de advocacia vira fenômeno e já está no TOP 10 mundial da Netflix

Meses após as primeiras notícias sobre sua produção, a 4ª temporada de O Poder e…

21 horas ago

Internet secreta da Coreia do Norte é acessada por estrangeiro — o que ele encontrou surpreende

Em um mundo onde a internet conecta bilhões de pessoas em tempo real, a Coreia…

2 dias ago

Alerta no Brasil: 6 mortes suspeitas por pancreatite ligadas a canetas emagrecedoras

Entre 2020 e 2025, o sistema de vigilância sanitária brasileiro registrou seis mortes suspeitas associadas…

2 dias ago