Conhecimento

O dia vai virar noite: o eclipse mais longo do século está chegando e não se repetirá por 100 anos

O mundo da astronomia já tem data marcada para um evento histórico. Em 2 de agosto de 2027, acontecerá o eclipse solar total mais longo do século XXI, um fenômeno tão raro que não deverá se repetir com características semelhantes pelos próximos 100 anos. Durante esse momento, o dia literalmente dará lugar à noite por um período excepcionalmente longo.

De acordo com especialistas da NASA, a fase de totalidade — quando a Lua cobre completamente o Sol — poderá durar 6 minutos e 22 segundos, mais que o dobro da média dos eclipses solares, que costuma variar entre dois e três minutos. Essa duração recorde colocará o evento entre os mais impressionantes já registrados pela ciência moderna.

O fenômeno será possível graças a uma combinação rara de fatores astronômicos. Na data do eclipse, a Terra estará no afélio, o ponto mais distante do Sol, fazendo com que o astro pareça ligeiramente menor no céu. Ao mesmo tempo, a Lua estará próxima do perigeu, seu ponto de maior aproximação da Terra, aparentando um tamanho maior. Essa diferença permite que a Lua bloqueie o Sol de forma mais ampla e prolongada.

A faixa de escuridão total atravessará regiões do sul da Europa, do Médio Oriente e do norte da África. Um dos locais mais privilegiados para a observação será Luxor, no Egito, onde a totalidade poderá ser vista pelo tempo máximo previsto. Nesse intervalo, será possível observar a coroa solar e até estrelas visíveis em pleno dia.

Mesmo não sendo totalmente visível em todo o planeta, o eclipse já é considerado por cientistas como o evento astronômico mais importante da era moderna, ficando atrás apenas do grande eclipse de 1991. A expectativa em torno do chamado “eclipse do século” já mobiliza pesquisadores e entusiastas do mundo inteiro, que planejam viagens e expedições com anos de antecedência para presenciar um espetáculo natural que marcará uma geração inteira.

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

“Pouca gente sabe, mas esta cidade criada por norte-americanos é hoje uma das melhores para viver em São Paulo”

Fundada em 1875 por imigrantes norte-americanos, a cidade de Americana, no interior de São Paulo,…

22 horas ago

Estreou em 2026 e já domina a Netflix: série com Can Yaman mistura ação e romance e vira febre no Brasil

A Netflix resgata um dos heróis mais lendários das histórias de aventura em uma releitura…

1 dia ago

Precisa do INSS? Veja por que os atendimentos pararam em todo o Brasil

Em nota, o INSS informou que a paralisação foi causada por uma interrupção temporária nos…

2 dias ago

China cria drone do tamanho de um inseto e levanta debate sobre guerras do futuro

O que é o drone mosquito da China O chamado drone mosquito é um microdron…

2 dias ago

Filme com Josh Hartnett explode na Netflix, prende do início ao fim e entra no Top 10

A trama, dirigida por M. Night Shyamalan, acompanha Cooper (Josh Hartnett) e sua filha Riley…

2 dias ago

“Alerta ao consumidor: Anvisa manda retirar estes alimentos de prateleiras em todo o país”

Anvisa proíbe venda de doce de leite, azeite e sal grosso de três marcas conhecidas…

3 dias ago