Saúde

Nova descoberta de cientistas brasileiros: anticorpo de cavalo tem 50 vezes mais potência contra o coronavírus

Por: Revista Saber Viver Mais

Nesta quinta-feira (13) uma nova descoberta feita pelos cientistas brasileiros e foi anunciada em sessão na Academia Nacional de Medicina.

Proteínas

Cavalos desenvolveram um anticorpo neutralizante de 20 a 50 vezes mais forte contra o coronavírus, após receberem uma proteína Spike do Sars CoV-2 que é responsável por infecção das células em humanos. Com dois anticorpos, segundos os cientistas é possível bloquear e fazer o combate do coronavírus.

A patente da nova tecnologia já foi solicitada pelo pesquisador Jerson Lima Silva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo médico e presidente do Instituto Vital Brazil (IVB). “É importante fazer esta etapa de patente. Tudo foi desenvolvido aqui no Brasil e é importante fazer essa proteção intelectual”, disse Jerson em uma entrevista ao G1.

O proximo passo é conseguir a aprovação para inicio de estudos clínicos e testes em humanos, para comprovar a segurança de um tratamento eficaz contra a Covid-19.

Entretanto o pesquisador explicou que essa potência 50 vezes maior do anticorpo dos cavalos ainda é um número conservador.  “Encontramos nos experimentos anticorpos até 100 vezes mais potentes. Nós fomos acompanhando cinco cavalos semanalmente e quatro deles tiveram uma resposta até mais alta do que 50”.

Estudo em cavalos

Os pesquisadores fizeram 6 aplicações nos equinos e acompanharam a produção semanalmente.  Foram feitas retiradas de sangue dos cavalos e foram purificadas até isolar somente o anticorpo, e transformá-lo em um produto pronto para fazer soroterpia em humanos.

Entretanto a pesquisa ainda está em fase de pré-impressão, e foi divulgada em uma plataforma de estudos científicos, porém ainda não foi publicada por nenhuma revista e revisão dos pares.

Essa sorologia usando cavalos, já é usada a décadas em doenças como a raiva, tétanos e picadas de animais peçonhentos.

De acordo com pesquisador Jerson Silva, ainda é preciso responder qual é a melhor fase da infecção do coronavírus para aplicação dos anticorpos neutralizantes em humanos, mas ele acredita que será em pacientes moderados e hospitalizados.

“Qual é a vantagem dos cavalos? Por exemplo, no caso de raiva, um só um cavalo produz 600 ampolas da imunoglobulina para tratamento”, disse.

O estudo foi financiado pela Faperj, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Com informações:G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15 minutos

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15…

11 horas ago

Jovem de 15 anos cria sabonete que pode ajudar a tratar o câncer de pele — e conquista o mundo!

Por que ele funciona tão bem: Em agosto de 2024, a revista TIME nomeou Heman…

11 horas ago

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua boca

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua…

13 horas ago

Mulheres constroem vila onde homens são proibidos

O Refúgio Secreto das Mulheres: Onde homens são proibidos Imagine um lugar onde você não…

1 dia ago

O Segredo do Corpo que Pode Prevenir o Envelhecimento e Doenças Graves

O Segredo do Corpo que Pode Prevenir o Envelhecimento e Doenças Graves O biólogo japonês…

1 dia ago

Brasil inaugura a maior biofábrica de mosquitos do mundo

Imagine um país onde o mosquito deixa de ser inimigo — e passa a ser…

2 dias ago