Enxertos de pele podem estar com os dias contados, graças a um avanço na tecnologia de impressão 3D.
Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram uma impressora 3D portátil que pode produzir pele humana rapidamente para cobrir e preencher uma ferida em menos de dois minutos.
“As bio-impressoras 3D mais atuais são volumosas, trabalham em baixa velocidade, são caras e são incompatíveis com a aplicação clínica”, explica o professor Axel Guenther.
“Nossa impressora de pele promete adaptar tecidos a pacientes específicos e características da ferida”, diz o estudante de doutorado Navid Hakimi, que liderou a pesquisa. “E é muito portátil”.
O dispositivo é moldado de forma semelhante a um rolo de fita de embalagem, faz folhas de tecido feitas de “biomateriais à base de proteínas, incluindo colágeno, a proteína mais abundante na derme, e fibrina, uma proteína envolvida na cicatrização de feridas”.
O material impresso pode penetrar nas três camadas da pele para curar adequadamente a ferida.
Leia mais: 5 melhores formas para se lutar contra a perda muscular
Atualmente, o método preferido de tratamento desses tipos de lesões é com enxertos de pele que requer grandes quantidades de pele doadora.
Como raramente há pele doadora suficiente para cobrir uma área lesada, isso geralmente leva a um processo ruim de cicatrização e de recuperação.
Embora outros tecidos da pele produzidos por bioengenharia já tenham sido desenvolvidos, nenhum deles tem sido amplamente utilizado.
As descobertas foram publicadas na revista científica Lab on a Chip.
De acordo com os pesquisadores, eles precisam de mais estudos antes de começar os testes em humanos, mas esperam que um dia sua invenção vá revolucionar a forma como os médicos tratam as vítimas de queimaduras.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Via: Só Noticia Boa
Enquanto boa parte do planeta vive em meio a pressa, insegurança e desigualdade, existe um…
O cinema nacional voltou a emocionar o público com “Caramelo”, novo sucesso da Netflix que…
Você conhece alguém que toma omeprazol todos os dias, logo ao acordar? Talvez até você…
A Beterraba: o Alimento Natural que Pode Transformar Seu Corpo em Poucas Semanas Você sabia…
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…