Conhecimento

Grupo peruano lança placas compostáveis ​​feitas de folhas de bananeira

Um grupo de jovens peruanos lançou um projeto chamado ‘Bio Plant’ para ajudar o mundo a usar menos plástico. Eles criaram pratos biodegradáveis ​​feitos de folhas de bananeira para reduzir a poluição ambiental causada pelo descarte excessivo de plástico . Cada placa de folha de bananeira usada em vez de uma de plástico é um item a menos que polui nosso planeta!

Este produto inovador pode se decompor dentro de 2 meses – é completamente degradado naturalmente antes dos 60 dias. Por outro lado, as placas e recipientes mais usados ​​em poliestireno (isopor) levam até 500 anos, causando danos incalculáveis ​​à flora e fauna dos oceanos e à vida selvagem em terra.

Com o co-financiamento do Programa Innóvate Peru (por meio do concurso Bio Challenge, destinado a apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas ao uso sustentável dos recursos de nossa biodiversidade), eles foram capazes de projetar e fabricar máquinas especializadas – um presser, expedidor e cortador – para a produção de pratos biodegradáveis. Com o novo equipamento, eles podem fabricar 50.000 pratos mensalmente.

Josué Soto, líder do projeto, explicou como eles estão trabalhando diretamente com pequenos produtores da Amazônia peruana, que recebem um preço justo e treinamento técnico para aproveitar as perdas do cultivo de banana.

O grupo Chuwa Plant também preparou esses pratos com celulose de papel e papelão – todos (incluindo as placas de folhas de bananeira) são descartáveis ​​(uso único), resistentes a várias temperaturas, líquidos e podem ser usados ​​com qualquer tipo de alimento.

Josué Soto disse que eles não precisam cortar bananeiras ou arrancar suas folhas quando se separam quando os catadores retiram os cachos de bananas da árvore.

As placas são de forma retangular, medindo 22 cm x 16 cm x 3 cm (altura) e não são cancerígenas porque não contêm estireno, um derivado de petróleo encontrado em outros tipos de recipientes.

As placas da Bio Plant já foram utilizadas em celebrações tradicionais e de clientes em várias regiões do país. O grupo planeja entrar no mercado de restaurantes naturais e vinícolas ecológicas com seus produtos. “O preço aproximado de venda de nossos pratos é de 100 a 120 soles (US $ 29,64-35,56) para 100 pratos, dependendo da espessura da chapa, mas com o tempo pode ser mais acessível a todos os consumidores”, disse Soto em espanhol.

Texto originalmente publicado no Intelligent Living, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Share
Published by
Saber Viver Mais

Recent Posts

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente

Sonhos não mentem: psicóloga mostra como entender os significados do inconsciente Especialista apresenta ferramenta para…

5 meses ago

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali

Ilusões de ótica nas pinturas de Salvador Dali Salvador Dali foi um pintor surrealista espanhol…

6 meses ago

Como prevenir as constipações no Outono?

Como prevenir as constipações no Outono? A constipação, assim como a gripe, está entre as…

6 meses ago

Transplante de fezes – Dr Barakat

Por: Dr. Barakat A Anvisa iniciou um processo para a regulamentação do transplante de fezes…

9 meses ago

Os perigos do Wi-Fi – Dr. Barakat

Por: Dr. Barakat Não quero parecer alarmista ou defender que todos passemos a viver como…

9 meses ago

Dicas para manter a saúde mental anote todas!

A saúde mental é um aspecto importante do bem-estar geral de uma pessoa. Algumas dicas…

9 meses ago